A Microsoft
e a OpenAI anunciaram a criação de um fundo no valor de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões em conversão direta) para ajudar na educação e conscientização sobre o uso da IA durante as eleições marcadas para este ano. O Fundo de Resiliência Social tem o objetivo de “ampliar a educação e o grau de instrução de eleitores em comunidades vulneráveis”, de acordo com nota conjunta publicada pelas empresas.
O comunicado reforça a importância de educar a população com ferramentas e informações que ajudem a navegar no “ecossistema digital complexo” dominado pela IA e ressalta que dois bilhões de pessoas em todo o mundo devem participar de eleições neste ano — Índia e Estados Unidos são alguns países com eleições presidenciais, enquanto o Brasil organiza eleições municipais para o dia 27 de outubro.
O fundo vai transferir dinheiro para organizações que atuam no combate à desinformação pela IA e na educação dessas ferramentas. A Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA), uma das fundações contempladas, conscientiza pessoas sobre a divulgação de materiais autênticos na internet.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
O Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA) conta com a ajuda do fundo para desenvolver treinamentos para diferentes órgãos da sociedade civil para aumentar o repertório contra os desafios gerados pela IA.
Microsoft e OpenAI reforçam que o fundo faz parte de uma série de compromissos adotados pelas empresas para garantir a segurança da inteligência artificial no período eleitoral. As companhias já participaram de um compromisso voluntário criado pela Casa Branca dos EUA e também endossaram um acordo para combater o mau uso da IA nos pleitos democráticos.
IA e eleições
A inteligência artificial é uma das grandes preocupações para as eleições de 2024: com as ferramentas de IA generativa em alta, o processo democrático pode ser fortemente influenciado com deepfakes, desinformação e outras ameaças.
O Canaltech
preparou um conteúdo com a avaliação de especialistas do tema
e as medidas que já foram tomadas por Big Techs e entidades governamentais para diminuir os riscos em 2024.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: