A Meta anunciou nesta quarta-feira (27), durante seu evento Meta Connect, uma inteligência artificial (IA) chamada Meta AI que poderá ser usada pelos usuários no WhatsApp, no Messenger e nas mensagens diretas do Instagram. Além disso, o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou diversas outras ferramentas de IA.
O Meta AI chega para concorrer com serviços como ChatGPT
, da OpenAI, e Bard
, do Google, já que consegue responder às mais diversas perguntas e gerar imagens, entre outras funções.
O grande diferencial da Meta AI é que a ferramenta pode ser “convidada” para conversas em grupos, respondendos dúvidas ou dando ideias. Em um exemplo mostrado no evento, a inteligência artificial foi chamada em um grupo de WhatsApp para dar indicações de restaurantes – para chamá-la, basta digitar @MetaAI em uma conversa. Por enquanto, a novidade está em beta (fase de testes).
Zuckerberg também anunciou que a Meta está criando uma plataforma para desenvolver diversas inteligências artificiais, que podem ajudar os usuários a executar tarefas ou ter conversas divertidas.
Por enquanto, a empresa está lançando em beta algumas IAs prontas, como uma que ajuda a cozinhar e outra que ajuda os usuários em exercícios físicos, mas em breve os próprios desenvolvedores poderão criar novas personalidades. As personalidades criadas pela Meta foram feitas em parceria com famosos, como Snoop Dogg e Kendall Jenner. Veja:
Figurinhas originais
Outra novidade anunciada pela Meta é uma inteligência artificial que cria figurinhas no WhatsApp a partir de comandos dados pelos usuários.
Em um vídeo revelado pela empresa, o usuário pede por figurinhas como “capivara com uma mala” ou “ouriço feliz em uma moto”, e recebe diversas figurinhas como resposta. Em seguida, ele clica sobre uma delas para enviá-la em uma conversa.
De acordo com Zuckerberg, a novidade será liberada amplamente a partir desta quarta-feira, não somente no WhatsApp, mas também em outros aplicativos da companhia.
Edição de imagens
Outro recurso de inteligência artificial será uma ferramenta de edição de imagens que chegará ao Instagram nos próximos meses.
Com ela, os usuários poderão escolher modelos para inserir nas fotos. Confira:
Metaverso e novos óculos
Além das redes sociais, todas as IAs anunciadas estarão presentes também no metaverso, anunciou Zuckerberg. Nesse sentido, a Meta também apresentou novos óculos de realidade aumentada.
O Quest 3 chega 40% mais fino que a geração anterior e com desempenho gráfico 2x melhor. Mesclando vida real com realidade virtual, o dispositivo permite, por exemplo, que o usuário monte Legos virtuais em uma mesa real. A novidade, que chega aos Estados Unidos em outubro por US$ 499, não deve ser lançada no Brasil.
Além do Quest 3, a Meta também lançou a nova geração de seus óculos em parceria com a Ray Ban. Desta vez, os dispositivos vêm equipados com Meta AI. Lançados por US$ 299 nos Estados Unidos, os óculos também não devem chegar ao Brasil.