domingo, 23 de fevereiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Meta construirá maior cabo de internet do mundo

Reprodução

O objetivo da empresa é fortalecer a gestão de seus serviços

A Meta anunciou um novo investimento na expansão da infraestrutura de conectividade global por meio do Projeto Waterworth, um cabo submarino de 50.000 quilômetros que conectará cinco continentes. A multinacional tem tratado como o “maior cabo de internet do mundo”.

O objetivo da empresa é fortalecer a gestão de seus serviços, aumentar a capacidade de transmissão de dados e dar suporte ao desenvolvimento de produtos baseados em inteligência artificial.

De acordo com a empresa, o projeto será um investimento multibilionário e plurianual.

“O Project Waterworth será um investimento multibilionário e plurianual para fortalecer a escala e a confiabilidade das rodovias digitais do mundo, abrindo três novos corredores oceânicos com a conectividade abundante e de alta velocidade necessária para impulsionar a inovação da IA em todo o mundo”, declarou a Meta em uma publicação.

A empresa prevê que a infraestrutura ampliará o acesso à internet e impulsionará oportunidades tecnológicas, principalmente no mercado indiano.

“Na Índia, onde já vimos um crescimento significativo e investimento em infraestrutura digital, a Waterworth ajudará a acelerar esse progresso e apoiará os planos ambiciosos do país para sua economia digital”, afirmou a companhia.

Projeto

A iniciativa prevê a criação de um cabo interoceânico com pontos de conexão em regiões estratégicas, incluindo Índia, Estados Unidos, Brasil e África do Sul.

A estrutura será construída com múltiplos pares de fibras ópticas projetados para operar em profundidades elevadas. A Meta afirma ter aprimorado mecanismos de proteção contra riscos em áreas vulneráveis.

O Projeto Waterworth também foi citado em uma declaração conjunta do presidente dos EUA, Donald Trump, e do primeiro-ministro da Índia, Shri Narendra Modi.

Segundo a Casa Branca, “apoiando a maior conectividade do Oceano Índico, os líderes também saudaram o anúncio da Meta de um investimento multibilionário e plurianual em um projeto de cabo submarino que começará a trabalhar este ano e, finalmente, estenderá mais de 50.000 km para conectar cinco continentes e fortalecer as rodovias digitais globais na região do Oceano Índico e além”.

Meta

A Meta instalará um cabo submarino com mais de 50.000 km de extensão entre cinco continentes
FABRICE COFFRINI

A Meta instalará um cabo submarino com mais de 50.000 km de extensão entre cinco continentes

A Meta, que detém plataformas como Facebook e Instagram, consome uma parte significativa do tráfego global da internet.

O investimento em cabos submarinos faz parte da estratégia da empresa para garantir infraestrutura própria e reduzir a dependência de terceiros.

O Projeto Waterworth será o primeiro cabo submarino de propriedade exclusiva da Meta, colocando a empresa em concorrência direta com o Google, que já investe nesse setor.

Outras empresas, como Amazon e Microsoft, também demonstram interesse no mercado de cabos submarinos, embora com modelos de participação distintos.

tecnologia.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas