Lançado em 2022
em uma grande ofensiva elétrica da Mercedes-Benz, o EQA 250 nada mais é do que uma versão 100% elétrica do GLA, o SUV de entrada da montadora alemã no mercado nacional. Mas, diferente do seu irmão a combustão, o modelo zero emissão não tem feito tanto sucesso, apesar de ser um carro bem interessante.
O modelo compacto traz várias características da Mercedes, como o ótimo acabamento, excelente relação com a tecnologia, design futurista e autonomia mais do que suficiente para um uso seguro.
O Canaltech
passou um bom tempo com o Mercedes-Benz EQA 250 e vai te contar quais são os principais motivos para você comprar o SUV compacto elétrico.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
5. Espaço Interno
Posicionado como um SUV compacto na linha da Mercedes, o EQA 250 tem porte semelhante ao do Jeep Compass
, com seus 4,46m e entre-eixos de 2,72m. Essas medidas ajudam o SUV a ter um ótimo espaço interno, mesmo para pessoas mais altas, como é o meu caso. O conforto nos bancos traseiros é absoluto e o fato de o túnel central ser plano facilita para que três adultos possam viajar tranquilamente.
4. Design
O design é um ponto bem atraente no Mercedes-Benz EQA 250. Há certa semelhança com o modelo a combustão, mas as alterações promovidas pela montadora realmente remetem a algo relacionado ao futuro, principalmente com os LEDs na dianteira e na traseira. Além disso, a grade frontal sem entradas de ar ajuda a identificar o modelo elétrico, dando um ar de exclusividade.
Algo que também agrada é o formato do EQA. Há linhas de SUV, mas ele está longe de ser quadradão. O modelo, aliás, tem coeficiente aerodinâmico de 0,28cx, digno de carros sedan e peruas.
3. Acabamento
Mesmo sendo um modelo de entrada dentro da linha da Mercedes, o EQA 250 tem um acabamento primoroso. Os materiais utilizados no painel, portas e bancos são bem luxuosos, com a mescla perfeita de texturas diferentes, como couro, soft touch e camurça. Algo que também é bem interessante é a utilização da cromoterapia, com a escolha das cores da cabine para diferentes humores e necessidades.
2. Pacote tecnológico e de segurança
O Mercedes-Benz EQA 250 é bem completo do ponto de vista tecnológico e entrega tudo o que precisamos em termos de segurança, assistência de direção e entretenimento. A começar pelo sistema ADAS completo, munido de sensores de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, sensor de distância do veículo à frente, piloto automático adaptativo
, sistema de direção semiautônomo com esterçamento e centralizador de faixa e comutação automática do farol alto.
No infotenimento, há uma ótima central multimídia, som com assinatura Burmester, navegação nativa com atualização em tempo real e o sistema MBUX de assistente pessoal, com comandos de voz e ações no veículo.
1. Autonomia
O Mercedes-Benz EQA tem bateria fabricada pela própria montadora, o que, claro, ajuda no ecossistema do carro e proporciona bons números de consumo e autonomia. As células possuem capacidade de 66,5 kWh, que proporcionam alcance de 496km no ciclo WLTP ou 304km no Inmetro. Em nossos testes, chegamos a rodar por 400km e o mostrador, na entrega do carro, ainda tinha 68km restantes. Ou seja, bem parecido com o que a montadora diz chegar.
Vale lembrar que o Mercedes-Benz EQA 250 pode ser carregado em corrente contínua (alta velocidade) com até 100 kWh de capacidade.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: