terça-feira, 28 de maio de 2024
Campo Grande
10°C

Rádio SOUCG

Médicos usam Apple Vision Pro em cirurgias na Índia

Fidel Forato

Médicos usam Apple Vision Pro em cirurgias na Índia

Os relatos de cirurgias feitas com os óculos Apple Vision Pro
estão aumentando em todo o mundo. Depois do Reino Unido
e do Brasil, há registros de médicos cirurgiões usando o headset de realidade mista (MR) da Apple
em procedimentos cirúrgicos na Índia. Por lá, nove procedimentos foram feitos com a tecnologia
até o momento.

Na Índia, o uso do headset Apple Vision Pro
está relacionado com a laparoscopia (ou videolaparoscopia), um procedimento minimamente invasivo em que uma câmera (laparoscópio) é usada para avaliar a condição de diferentes órgãos.

No caso brasileiro, o dispositivo da Apple foi usado durante uma videoartroscopia, outro procedimento que examina a estrutura interna das articulações. Isso é feito também com o auxílio de uma câmera.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Apple Vision Pro na Índia

As cirurgias com o Apple Vision Pro ocorrem no GEM Hospital, localizado na cidade de Chennai, na porção leste da Índia. Em post nas redes sociais, o centro médico afirma que o uso do headset eleva a laparoscopia a um novo “nível”.

“Esta tecnologia [usada durante a laparoscopia] ajuda a tratar uma variedade de condições, incluindo problemas de vesícula biliar, câncer de estômago, fístulas e hérnias”, acrescenta o comunicado.

Facilidade na hora da cirurgia

Entre os benefícios do uso do Apple Vision Pro, está a capacidade de visualizar as imagens captadas pelo instrumento cirúrgico, sem consultar a todo instante o monitor. Também permite a sobreposição de imagens, como um exame de tomografia computadorizada.

“Outra grande vantagem é a ergonomia e o conforto do cirurgião”, afirma P. Senthilnathan, diretor do GEM Hospital, em nota. Afinal, “o cirurgião pode mover a cabeça para qualquer ângulo em vez de [precisar manter] uma postura”, acrescenta. “Mesmo no caso da cirurgia robótica, o cirurgião tem que se curvar”, completa.

A seguir, veja uma demonstração da cirurgia feita na Índia:

Vale pontuar que, apesar da novidade em relação ao Apple Vision Pro, as cirurgias feitas com headsets de realidade mista acontecem há alguns anos. No caso brasileiro, o Canaltech
já acompanhou o uso do HoloLens 2, da Microsoft, durante uma cirurgia

.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas