Uma equipe de médicos do Reino Unido realizou uma cirurgia de coluna utilizando o Apple Vision Pro
, headset de realidade mista lançado recentemente pela companhia. O procedimento em questão foi uma microcirurgia de coluna, realizada no Cromwell Hospital, em Londres.
Quem utilizou o aparelho foi Suvi Verho, enfermeira da equipe de Syed Aftab, cirurgião ortopédico especializado em coluna vertebral. Para que o Vision Pro chegasse às mãos da equipe, foi necessária a participação da eXeX, empresa que providencia aparelhos de alta tecnologia
e plataformas digitais para clínicas e hospitais no Reino Unido.
“O sistema tem potencial de simplificar o raciocínio durante a preparação e a cirurgia propriamente dita, e ajuda a eliminar alguns fatores humanos”, revela Verho, aprovando o uso do gadget.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
London’s Cromwell Hospital has done the first ever surgery with Apple Vision Pro. 👓‼️ pic.twitter.com/WOaU2mLo2q
— Nikias Molina (@NikiasMolina) March 12, 2024
Apple Vision Pro nos hospitais
Em comunicado publicado nesta segunda (11), A Apple
revelou que vários desenvolvedores estão aproveitando a oportunidade do lançamento do headset para ampliar os horizontes na medicina e em demais áreas da saúde.
“Estamos entusiasmados em ver os incríveis aplicativos que desenvolvedores de toda a comunidade de saúde estão trazendo para o Apple Vision Pro
”, disse Susan Prescott, vice-presidente de relações mundiais com desenvolvedores da Apple.
No rol de softwares em desenvolvimento ou já disponíveis no mercado, existem soluções que visam incrementar a atuação de profissionais de diversas áreas, como educação clínica, treinamento de equipes em hospitais, recursos de imagem em saúde, planejamento cirúrgico e muito mais.
É o caso do SmartRobotics, da Mako — um aplicativo desenvolvido sob medida para auxiliar ortopedistas em cirurgias de artroplastia de joelho e quadril, quando existe a necessidade da “troca” das articulações desgastadas por novas, protéticas. Outra desenvolvedora, a CyranoHealth, utiliza computação espacial para fazer com que o aprendizado de equipes médicas aconteça de maneira muito mais leve e fluida.
Cirurgias com auxílio de headsets
realidade mista e aumentada, aliás, já existem há alguns anos. Aqui mesmo no Brasil, o cirurgião Bruno Gobatto contou ao Canaltech
como usou o HoloLens 2, da Microsoft, na sala de cirurgia
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: