sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Maior edifício impresso em 3D da Europa ficou pronto em 140 horas

Nathan Vieira

Maior edifício impresso em 3D da Europa ficou pronto em 140 horas

O maior edifício impresso em 3D da Europa acaba de ser inaugurado na cidade de Heidelberg, na Alemanha. Trata-se do The Wave House Data Center, que ao todo possui 600 m². Todo o processo de impressão levou apenas 140 horas para ser concluído.

O projeto foi feito pelos arquitetos SSV e Mense Korte através da incorporação de paredes desenhadas em ondas. Para o desenvolvimento do edifício, a empresa Peri 3D Construction usou a impressora BOD2 da COBOD International.

No comunicado oficial sobre o projeto, a empresa conta que conferir às paredes esse desenho ondulado, característica de design que também deu nome ao edifício, foi considerado como um verdadeiro desafio.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

“Tais paredes projetadas com ondas não poderiam ter sido realizadas usando métodos de construção convencionais, então, em vez disso, foi usada a tecnologia
de impressão de construção 3D devido à liberdade de design deste método de construção”, anuncia a empresa. Veja a produção:

Levando em consideração que o edifício foi impresso em 140 horas, isso equivale a uma taxa de eficiência de 4 m² por hora. Além dos 600 m², a empresa também divulgou que o prédio conta com dimensões de 54 m de comprimento, 11 m de largura e 9 m de altura.

Impressão 3D e design diferenciado

A empresa também defende que a escolha do desgin ocorre porque “devido à típica ausência de janelas e grandes aberturas em todas ou nas áreas principais dos data centers, por motivos de segurança e outros, os data centers tendem a parecer bastante monótonos e pouco inspiradores”.

Os arquitetos ainda defendem que a “tendência para tornar os data centers mais próximos do público e, portanto, localizá-los em áreas suburbanas e cidades criou a necessidade de torná-los mais atraentes visualmente”.

Em postagem nas redes sociais, a empresa diz que a arquitetura do edifício mostra as possibilidades de design livre que podem ser alcançadas com o processo de impressão 3D:

A impressão 3D na arquitetura

A impressão 3D tem sido cada vez mais utilizada na arquitetura
, e oferece uma série de vantagens e oportunidades inovadoras para os arquitetos e designers.

“A impressão 3D em edifícios abre um novo leque de possibilidades para uma arquitetura paramétrica de forma mais acessível. Onde os custos de construções desse porte podem chegar a milhões de dólares e um tempo relativamente alto para ser construído, a impressão 3D vem como uma solução com custo mais baixo e otimizando o tempo”, opina a arquiteta e urbanista Juliana Pereira, à equipe do Canaltech
.

De acordo com a especialista, as construções feitas com impressão 3D podem ser consideradas mais sustentáveis
do que as comuns, já que não há desperdício de material: “A fibra no qual é feita a impressão é de um material durável, que acompanha a resistência sísmica, isolando também acusticamente e termicamente o edifício”, conclui.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas