sábado, 4 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Lixo espacial de 2,6 toneladas vai reentrar na atmosfera da Terra

Danielle Cassita

Lixo espacial de 2,6 toneladas vai reentrar na atmosfera da Terra

Um conjunto de baterias descartadas da Estação Espacial Internacional
(ISS) em 2021 está a caminho de reentrar na atmosfera da Terra. O componente é chamado de Exposed Pallet 9 (ou apenas EP9, na sigla em inglês), e segundo informações da Agência Espacial Europeia (ESA), a reentrada deve acontecer nesta sexta-feira (8).

As baterias pesam cerca de 2,6 toneladas. Em uma atualização publicada no início da tarde, a ESA informa que é esperado que a reentrada dos dispositivos aconteça entre 13h30 e 17h50, no horário de Brasília.

Por outro lado, Jonathan McDowell, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard–Smithsonian, relata que a reentrada deve acontecer em algum momento entre 5h30 e 9h30 (horário de Brasília), no sábado (9). As estimativas são da Força Espacial dos Estados Unidos.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Depois, ele trouxe estimativas atualizadas, que indicam que a reentrada aconteceria nesta sexta (8), entre 14h30 e 18h30, no horário de Brasília. Na publicação no X, o antigo Twitter
, ele destaca que o objeto “não vai queimar totalmente na reentrada — cerca de meia tonelada dos fragmentos provavelmente vai atingir a superfície da Terra”.

Enquanto isso, o rastreador de satélites Marco Langbroek capturou imagens da bateria conforme passou pelo céu de Leiden, na Holanda, se parecendo com o que ele chamou de “ objeto brilhante e rápido
”.

Confira:

Segundo a NASA
, quando EP9 foi descartado, estava carregado por baterias de níquel e hidrogênio. O objeto tinha massa comparável à de um veículo SUV, e o previsto era que reentrasse na atmosfera
de dois a quatro anos após o descarte. Leah Cheshier, representante da agência espacial na época, confirmou que o item era o mais massivo já descartado da ISS.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas