Hanbit-Nano
O primeiro foguete comercial brasileiro HANBIT-Nano, desenvolvido pela empresa sul-coreana Innospace, teve o horário de lançamento, previsto para a tarde desta segunda-feira (22), modificado.
Devido às condições climáticas, a operação no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, passa a ser a partir das 22h de hoje. Segundo a Força Aérea Brasileira (FBB), o lançamento será transmitido ao vivo pelo canal da Innospace no YouTube.
Mediante nota, a empresa sul-coreana explicou que a previsão de chuva, superior a 3 mm por hora, atrapalharia a logística para a operação. “Se as operações prosseguissem seguido o planejamento anterior, haveria alta probabilidade do veículo ser exposto à chuva durante o período do propelente”.
Entretanto, a Innospace frisa que, com a possibilidade de continuidade da chuva, o horário exato do lançamento pode ser novamente alterado. Um novo anúncio deve sair ainda nesta segunda-feira (22).

Hanbit-Nano
O foguete Hanbit-Nano
O Hanbit-Nano é um lançador orbital de dois estágios, projetado para transportar até 90 quilos de carga útil a uma órbita de aproximadamente 500 quilômetros de altitude.
Com 21,7 metros de altura, 1,4 metro de diâmetro e peso de cerca de 30 toneladas, o veículo integra uma nova geração de foguetes de pequeno porte, desenvolvidos para missões mais rápidas, com custos reduzidos e alto nível de confiabilidade.
O foguete levará a bordo um total de oito dispositivos, sendo sete brasileiros e um indiano, que permitirão o estudo de um sistema de comunicação de baixo consumo energético.









