segunda-feira, 20 de maio de 2024
Campo Grande
16°C

Rádio SOUCG

iPad Pro M4 perde suporte para 5G mmWave de alta velocidade

Vinícius Moschen

iPad Pro M4 perde suporte para 5G mmWave de alta velocidade

Além de trazer novidades como uma construção mais fina e a chegada do processador M4, o iPad Pro também teve uma mudança mais discreta em sua ficha técnica. Afinal, o tablet perdeu o suporte para redes 5G do tipo mmWave, que entregam as maiores velocidades de conexão em redes móveis.

Adotado em dispositivos da Apple desde o iPhone 12 de 2020
, o 5G mmWave se notabiliza por alcançar taxas de transferência de até 2 Gigabit por segundo — para efeito de comparação, isso é cerca de cinco vezes mais alto que a média de velocidade do 5G no Brasil
.

Não se sabe exatamente o porquê de a Apple
ter tirado o suporte para 5G mmWave no iPad, mas a realidade é que a tecnologia
não ganhou tanta abrangência nos últimos anos.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!

O mmWave opera em bandas de frequência mais altas,
o que viabiliza as maiores velocidades de download e upload de dados. No entanto, isso também significa que elas possuem um alcance muito limitado, e portanto podem ser usadas a apenas poucos metros de distância das antenas.

Além disso, as ondas não são capazes de penetrar por paredes, vidro ou árvores, e portanto somente funcionam em ambientes abertos, na prática. Mesmo assim, a tecnologia ainda pode ser útil para ambientes com alta concentração de aparelhos, como estádios, shows musicais e aeroportos, por exemplo.

Desta forma, a Apple pode ter considerado o fato de que os tablets são majoritariamente usados em ambientes domésticos, onde o mmWave não chega. Além do iPad Pro, o novo iPad Air também perdeu o suporte para a tecnologia.

Em ambos os tablets recém lançados, permanece o suporte para o 5G em espectro sub-6 Ghz (com menos velocidade, mas maior alcance), além do LTE em 31 bandas e Wi-Fi.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas