quinta-feira, 23 de maio de 2024
Campo Grande
28°C

Rádio SOUCG

Internet foi reestabelecida em 100% das cidades do RS

Felipe Junqueira

Internet foi reestabelecida em 100% das cidades do RS

Todos os municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas já estão com sinal de internet, no mínimo, parcialmente restabelecido. A informação é da Anatel
, que faz parte de uma força-tarefa com o Ministério das Telecomunicações e as operadoras para levar serviço de telefonia ao estado em meio ao caos.

Apesar da boa notícia, isso não significa que a situação está resolvida. A situação ainda é instável e pode levar a novas interrupções de serviços, de acordo com informações passadas ao Canaltech
. Entre os principais desafios estão o fornecimento de energia elétrica, alagamentos que danificam equipamentos e falta de acesso a vias. A situação só não é pior porque a maior parte das antenas de telefonia móvel são instaladas no alto de morros ou edifícios.

Segundo a Conexis Brasil Digital, antiga SindiTeleBrasil, os times de todas as operadoras “estão em campo enfrentando condições adversas”.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!

“Desde o início das chuvas, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no Rio Grande do Sul, como forma de minimizar os efeitos para os usuários e manter a conectividade no estado, forneceram bônus de internet e habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar uma rede disponível”, explicou o sindicato de operadoras.

Até esta quinta-feira (16), apenas 121 municípios ainda tinham alguma operadora sem internet. Porém, o sinal em roaming está liberado sem custos adicionais para todos os clientes no estado
. Isso inclui até mesmo contas pré-pagas sem créditos. Além disso, as operadoras ofereceram bônus de internet em todo o Rio Grande do Sul.

Chuvas e alagamentos atrapalham fornecimento de internet no RS

Na segunda-feira (13), 345 dos 397 municípios do estado tinham sinal em pleno funcionamento. Até quarta-feira (15), o número aumentou para 376, sendo que 121 ainda possuem sinal apenas parcial. Mais da metade dos municípios do Rio Grande do Sul foram afetados pela situação climática extrema.

A Claro é a operadora que foi menos afetada, e chegou a oferecer sinal parcial em todos os 409 municípios em que atua, mas já voltou a ter problemas em um deles. A Vivo, que possui sinal em 433 cidades, já reduziu para 8 o número de cidades sem sinal — chegou a ficar sem cobertura em 87 municípios em 3 de maio.

A TIM
é a operadora mais afetada, mas também é a única que possui antenas em todos os 497 municípios. A operadora ficou sem sinal em 123 cidades em 5 de maio, e até quarta-feira (15), conseguiu reduzir para 52 as cidades sem sinal. As três operadoras ainda trabalham para garantir o amplo funcionamento de suas redes em todos os municípios, apesar dos desafios.

Os usuários podem usar a rede em roaming, quando o celular usa o sinal de outra operadora para compensar a falta de serviço da sua própria fornecedora. Segundo o Ministério das Comunicações, clientes inadimplentes podem usar o sinal, ou seja, mesmo usuários pré-pagos sem créditos poderão usar o serviço de telefonia.

A Anatel informou que o serviço de telefonia de 226 municípios do RS foram afetados parcialmente. Outros 6 estavam completamente sem sinal em 7 de maio. Além disso, 17 cidades de Santa Catarina tiveram queda parcial no sinal de telefonia móvel ao final da primeira semana do mês.

Empresas oferecem ajuda para fortalecer sinal

Além do trabalho das operadoras, outras companhias também já ofereceram ajuda para melhorar o sinal de internet nos municípios atingidos. A TP-Link
anunciou o envio de roteadores com tecnologia
Mesh, enquanto a Telebras disponibilizou antenas. A Oi
também se disponibilizou a ligar sinal de fibra óptica em abrigos.

A TP-Link emitiu nota à imprensa para anunciar o envio de seis mil roteadores Halo Mercusys S12. Eles possuem tecnologia Mesh, que permite a criação de uma malha Wi-Fi para “preencher as lacunas de conectividade e apoiar os afetados por
este desastre natural”, disse o diretor de canais da empresa, Ayrton Neves.

Já a Telebras foca em ajudar as prefeituras com a disponibilização de 53 antenas de emergência. A ideia é viabilizar a retomada dos serviços públicos à população. As antenas também atendem à Defesa Civil, equipes de resgates, centros de comando de crise, hospitais de campanha e abrigos. A estatal ainda planeja instalar 390 antenas de ponto fixo de internet via satélite em locais onde há energia elétrica.

Como ativar o sinal em roaming

O passo a passo para ativar a internet em roaming é simples, mas muda de acordo com o sistema operacional
. Em ambos os casos, basta entrar nas configurações do aparelho e buscar por “roaming” que a opção aparecerá. Mas, no caso de você precisar de um tutorial direto, pode encontrar nos dois principais sistemas móveis abaixo.

Android

  • Acesse as Configurações do aparelho;
  • Toque em Redes Móveis. Em alguns modelos, esta opção está dentro de Conexões;
  • Ative a opção Dados em Roaming;
  • Ative a Seleção Automática de Operadora. Em alguns modelos, esta opção está dentro de Configurações de Rede.

iOS

  • Vá em ajustes;
  • Toque na opção Celular;
  • Agora vá em Opções de Dados de Celular;
  • Toque em Roaming de Dados;
  • Retorne à tela anterior e vá em Seleção de Rede;
  • Ative a Seleção Automática de Operadora.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas