Intel rebate AMD e diz que Xeon 5 é melhor que EPYC Turin
A AMD
anunciou sua nova geração de processadores EPYC Turin
para servidores durante a Computex 2024 e comparou o desempenho dos produtos com os Intel
Xeon de 5ª geração, atropelando a concorrência. No entanto, a Intel resolveu dar o troco e revelou nesta sexta-feira (14) que os testes da rival não tinham a otimização correta para os Xeon, que superam os EPYC no embate.
Na briga entre processadores, o gráfico original da AMD comparava o EPYC Turin de 128 núcleos contra o Xeon 8592 de 64 núcleos
no Llama2-7B Chatbot com inferência em INT4. Ambos os produtos estavam em configuração dual-socket, mas o benchmark favorável à AMD mostrava que o EPYC gerava 671 tokens por segundo, contra apenas 125 tokens do Xeon, ou seja, uma diferença de 436%.
Para contornar a situação, a Intel comunicou que toda essa diferença só existe porque a AMD não realizou a devida otimização nos Xeon
. Para atestar a diferença, o time azul elaborou um gráfico atualizado em que mostra o seu Xeon de 5ª geração batendo 686 tokens por segundo e superando o EPYC Turin em 2%.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Na verdade, a Intel ainda mostrou outros testes no qual o Xeon 8594 ganha do time vermelho em tradução e sumarização com vantagens de até 2,3 vezes em desempenho. Contudo, é sempre válido lembrar que testes oficiais de empresas podem ter diferenças entre memórias, plataformas e otimização, como vimos neste caso. O ideal sempre é aguardar os benchmarks de veículos especializados no assunto para entender até onde todos os ganhos são verdadeiros.
Além do anúncio dos AMD EPYC Turin na Computex, a Intel anunciou seus novos Xeon de 6ª geração dedicados para E-Cores
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: