Intel apresenta novos Xeon 6 para data centers com 288 núcleos
A Intel
finalmente revelou os principais detalhes dos processadores para data centers
Xeon 6 durante o Intel Tech Tour, em Taiwan. Os modelos já haviam sido anunciados previamente
, mas agora foram confirmados em versões de E-Cores e P-Cores, com até 288 núcleos para computação massiva e foco em performance por watt.
Os Xeon 6 que vêm apenas com E-Cores operam com a versão mínima de 144 núcleos no Xeon 6700, mas alcançam incríveis 288 núcleos no Xeon 6900, implementação máxima dessa geração. Focados em oferecer eficiência energética, esses processadores conseguem executar a mesma carga de trabalho dos Xeon de 2ª geração, mas ocupando apenas 66 racks, enquanto seu antecessor usava 200 racks.
Por outro lado, os Xeon 6 com P-Cores têm uma contagem máxima de 128 núcleos no Xeon 6900, entregando mais poder bruto. Esses são os processadores voltados para Big Data
, inferência de IA, virtualização, modelagem e simulação. Vale reiterar que toda a linha Xeon 6 é fabricada em litografia de 5 nanômetros.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
A respeito de performance, a Intel afirma que os Xeon 6 tem 2,7 vezes mais performance por watt em certas aplicações. Em comparação com a concorrência dos AMD EPYC
, os Xeon de 6ª geração conseguem rodar 3,7 vezes mais inferência de IA nos P-Cores, mantendo 1,3 vezes mais eficiência energética.
O Xeon 6 apenas com E-Cores já está disponível para compra, enquanto as versões com P-Cores só serão lançadas no terceiro trimestre de 2024.
O Canaltech
viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir o Intel Tech Tour a convite da Intel.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: