O Instagram está testando a possibilidade de usuários utilizarem o recurso Notas
para publicarem suas localizações. “Queremos tornar mais fácil a conexão com o local onde você está, obter novas inspirações para locais para visitar e muito mais”, anunciou o chefe da rede social, Adam Mosseri.
Atualmente, as Notas permitem apenas que as pessoas publiquem músicas ou pequenos textos. Segundo Mosseri, muitas pessoas já usam as Notas para publicar onde estão e, com o novo recurso, será possível inserir exatamente a localização.
Se for realmente lançada para todos os usuários, a novidade vai se assemelhar ao check-in do Facebook, lançado ainda em 2010. Na época, a rede social copiou o Foursquare, que fazia bastante sucesso ao permitir que as pessoas compartilhassem suas localizações.
Quando o check-in chegou ao Facebook, o recurso fez bastante sucesso. Com o passar dos anos, porém, a ferramenta perdeu um pouco de sentido, já que se tornou possível adicionar a localização em outras publicações, como fotos e vídeos.
O que o Instagram quer com as Notas?
Lançadas no final do ano passado, as Notas do Instagram parecem ainda não ter encontrado aderência entre os usuários. Diante disso, a plataforma aposta em mudanças.
Há pouco mais de duas semanas, Mosseri afirmou que a rede social vem testando também a possibilidade de usuários publicarem áudios nas Notas.
Na ocasião, ele questionou se seus seguidores usariam a novidade, e cerca de 11% das pessoas disseram nem saber o que são as Notas.
Desta vez, ao anunciar os testes da localização, Mosseri não adicionou esta opção na enquete, questionando apenas se as pessoas usariam, ou não, o recurso. Até o momento desta publicação, 55% dos respondentes disseram que usariam, contra 45% que descartam a novidade.