O Instagram
iniciou nesta quinta-feira (8) a liberação de uma atualização significativa para os posts do tipo carrossel, permitindo agora a inclusão de até 20 imagens ou vídeos em uma única publicação. A nova funcionalidade está sendo disponibilizada globalmente de forma gradual, o que significa que alguns usuários poderão ter que esperar um pouco mais para ver o novo limite em seus perfis.
A expansão do limite para 20 imagens é uma excelente notícia para aqueles que gostam de criar “photo dumps” — postagens que reúnem diversas imagens de um período específico, evento ou momento especial. Essa mudança também é benéfica para perfis comerciais que utilizam o carrossel para promover produtos e serviços, oferecendo mais flexibilidade na apresentação de suas ofertas.
Embora alguns possam considerar o aumento do limite como uma adição excessiva (mais imagens para rolar em um “photo dump”), a atualização está alinhada com o foco do Instagram em fotos, apesar do crescente investimento em vídeos. A mudança reflete uma tentativa de adaptar a plataforma às necessidades e preferências de seus usuários.
O ajuste no limite de imagens também pode ser visto como uma resposta ao TikTok, que permite a publicação de até 35 fotos em seus carrosséis — uma abordagem que se alinha com o consumo rápido de conteúdo nas redes sociais atuais. O Instagram busca, assim, oferecer uma alternativa competitiva ao seu rival.
Alguns usuários brasileiros já receberam a atualização e podem experimentar o novo limite de 20 fotos. No entanto, outros ainda estão restritos ao limite anterior de 10 imagens. A liberação completa da atualização será feita gradualmente, então é possível que você precise esperar algumas horas ou dias até que o novo recurso esteja disponível para o seu perfil.
O recurso de carrossel foi introduzido no Instagram em 2017, mas o nome “carrossel” só se popularizou algum tempo depois, quando usuários começaram a se referir a ele de maneira mais informal como “álbum de fotos”. A ferramenta permite que os usuários publiquem imagens e vídeos, mas não reels. Nos últimos anos, o carrossel recebeu novas funcionalidades, incluindo a opção de adicionar músicas às postagens e de marcar colaboradores na publicação.