domingo, 30 de junho de 2024
Campo Grande
20°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

IA Generativa: benefícios para a sociedade e para a economia

Foto: Roque Sá / Agência Senado

Astronauta Marcos Pontes (PL/SP), no Plenário do Senado Federal, em discurso, à tribuna

Se já ouviu falar em ChatGPT ou Midjourney, você entende o que é a  IA Generativa.
Esse artigo vai um pouco além do conhecimento básico sobre essa tecnologia e procura mostrar como essas ferramentas podem ser usadas para o benefício da sociedade.

Você sabe o que é IA Generativa?

A Inteligência Artificial Generativa é uma forma da Inteligência Artificial que tem a capacidade de criarconteúdo a partir de padrões de aprendizado. Ela utiliza algoritmos complexos para a produção de conteúdo como textos, imagens, arte, vídeos e até músicas. A Inteligência Artificial comum ou tradicional, acumula dados e informações e os classifica. Ela trabalha com modelos pré-definidos e análise de dados para fazer previsões. A IA generativa aprende a essência desse conjunto de dados combinando dados e padrões para produzir conteúdo com milhões de parâmetros. A generativa tem a habilidade de criar conteúdo original e inéditos com inúmeras possibilidades em vários setores diferentes da sociedade.

Aplicações na IA Generativa no dia a dia da população. Quais são os benefícios?

Mais do que escrever textos, criar arte, imagens e vídeos, a IA generativa aprende muito mais. Inclusive, ela pode criar códigos e algoritmos para desenvolver softwares mais segmentados, mais personalizados, tornando cada tipo de negócio mais eficiente, além de ágil. E isso funciona para qualquer área. Veja alguns exemplos:

Assistentes Virtuais

Interação e ajuda personalizada. É assim que a IA generativa ajuda um negócio comum a melhorar tarefas básicas, desde redigir e-mails, resumir reuniões e até planejar viagens.

Criação de conteúdo inédito

Muito usado pelo marketing e pela publicidade com a sugestão de criação de conteúdo de campanha como slogans, publicações nas redes sociais até a estratégia da campanha específica. Com a novidade tecnológica, a criação pode ser feita em larga escala

Jogos e Entretenimento

Criação de mundo e de personagens virtuais com histórias, design complexo e super-realistas. Além disso, prevê diálogos inteligentes e narrativas dinâmicas, além de efeitos especiais. A IA também ajuda a interpretar o comportamento do usuário, melhorando as recomendações de assuntos relevantes para aquela pessoa.

Educação

Plataformas educacionais para criar conteúdo didático como resumos e exercícios. Também é possível criar conteúdo didático personalizado.

Acessibilidade

A tecnologia pode converter uma fala em texto, de texto em áudio e até símbolos, tecnologias assistivas que permitem a pessoa com deficiência controle equipamentos por meios de comando de voz ou até pensamentos.

Pesquisas Científicas

A eficiência no processamento de dados traz rapidez na leitura das informações, gerando análises complexas mais rápidas de interpretação de dados experimentais.

Segurança e Finanças

Análise de mercados em tempo real com a possibilidade de detectar golpes e fraudes. A IA é capaz de identificar ameaças e atuar na segurança com chaves de criptografia mais complexas.

Agronomia

Previsão meteorológica combinada com análise dos dados históricos ajuda na tomada de decisão e a realizar procedimentos mais precisos com resultados eficientes. Ajuda a desenvolver novas técnicas para simulação e otimização de processos agrícolas, aumentando a produtividade e a sustentabilidade.

Tecnologias e StartUps

Ajuda no desenvolvimento e produtos que atendam às necessidades do mercado.

Saúde

Qualquer melhoria no atendimento ao paciente é bem-vinda! Com o acúmulo de dados, a IA é capaz de manter o histórico do paciente, analisar os dados clínicos e monitorar o paciente de forma remota com a assistência virtual. Além disso, a IA generativa, com seu volume de dados, facilita a pesquisa médica e de medicamentos e automatizam os relatórios clínicos.

Ainda no campo da saúde, pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) desenvolveram uma ferramenta de Inteligência Artificial capaz de detectar a insuficiência respiratória por meio da análise dos áudios de fala. O Sistema de Detecção Precoce de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio (Spira) compara os áudios de pessoas e, através da verbalização das falas, quando o paciente fala uma frase em um celular, o sistema consegue captar a condição dele. A iniciativa poderá integrar, no futuro, a telemedicina.

Podemos usar a tecnologia, para contribuir com soluções para problemas mundiais atuais, tais como as mudanças climáticas. Depois do que aconteceu com o Rio Grande do Sul e o que está acontecendo no Pantanal, a IA generativa deveria estar sendo usada de forma eficiente e inteligente para reduzir e mitigar os danos.

Uso da IA generativa no controle das mudanças climáticas

Previsibilidade: a IA generativa pode simular diferentes cenários futuros que auxiliem os especialistas a prever eventos extremos com maior precisão. Combinado com o uso de satélites, é possível, inclusive, saber a umidade do solo.

Análise do Impacto:
a partir dos dados coletados, a IA saberá dizer se e como a atividade humana está impactando o clima gerando, relatórios com indicação de estratégias eficientes.

Tecnologias Sustentáveis:
na hora de projetar turbinas eólicas e painéis solares para maximizar a captação e geração de energia. A IA também pode equilibrar a oferta e a demanda de energia elétrica, evitando desperdícios.

A IA generativa pode colaborar com a transformação e a melhoria de vários setores. Seus benefícios vão desde a personalização de conteúdo e economia de tempo até a otimização de sistemas e o aumento de produtividade.

Mas para o Brasil obter destaque nesse cenário, é preciso haver investimento em pesquisa e inovação, além de implementar parcerias para criar um ambiente de negócios saudável para o país.

Regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil

Existe o debate sobre a inteligência artificial no Congresso Nacional e eu sou o vice-presidente da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil. Elaborei um  substitutivo (nº1)
ao projeto de lei (PL 2338/2023) que está em discussão. O substitutivo está com as diretrizes necessárias para a regulamentação da tecnologia. Mas o relatório precisa ainda ser discutido. Na próxima semana, o Senado vai realizar mais uma rodada de audiências públicas com especialistas na área, acadêmicos e representantes de vários setores para estabelecermos o melhor texto que reflita a realidade técnica, econômica e social do Brasil para o uso da IA.

Defendo veementemente que a regulação não pode limitar o desenvolvimento da tecnologia, a regulamentação excessiva pode sufocar a inovação. Estamos trabalhando para criar um marco legal equilibrado que proteja os direitos dos cidadãos sem impor restrições descabidas. Essa tecnologia precisa de liberdade e de espaço para evoluir de forma constante. É preciso discutir o potencial transformador da IA sob essa ótica de benefícios e soluções.

A IA já faz parte da rotina do nosso cotidiano e a sua evolução está em pleno progresso. Não tem mais como voltar atrás! Reverter essa trajetória seria impensável!

A IA Generativa está moldando o futuro e revolucionando diversas áreas da economia, agregando valor e oferecendo ferramentas poderosas que impulsionam a inovação e a eficiência do mercado. A IA tem o papel de avançar nas tecnologias e melhorar os processos e resultados. Com segurança e proteção, a IA pode ajudar o país a resolver problemas sociais considerados críticos hoje em dia e criar oportunidades. Com a estratégia certa, o Brasil tem uma oportunidade única de se destacar como líder global nesse setor emergente.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas