sexta-feira, 9 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

IA do TikTok para criadores chega ao Adobe Express

Fabrício Calixto

IA do TikTok para criadores chega ao Adobe Express

Criadores de conteúdo podem comemorar, pois foi revelado hoje (13) que o Adobe
Express, plataforma de edição de design rival do Canva, ganhou um reforço de peso na batalha pela preferência do público: a adição da IA do TikTok
Creative Assistant.

Facilitando a vida de criadores

Com o Creative Assistant, os criadores podem usar templates prontos, vídeos do Adobe Stock, trilhas, figurinhas e um editor de vídeos do Adobe Express TikTok para produzir seus materiais com a ajuda de inteligência artificial generativa.

Além disso, o complemento da tecnologia
do TikTok é capaz de dar dicas quanto ao uso de hashtags do momento e quais as ferramentas de IA integradas ao Adobe Express mais adequadas para dar vida a uma determinada ideia.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Nesse sentido, o assistente inteligente pode ajudar em processos de brainstorming (junção de ideias para solucionar algum problema) ou até mesmo em pitacos para produzir um roteiro de vídeo.

Por exemplo, é possível pedir para a ferramenta escrever “um roteiro para uma oferta de carnaval na minha distribuidora de bebidas com 20% de desconto em todos os drinks”. O Creative Assistant usará suas informações como base para sugerir um roteiro completo e modos de estruturá-lo em sua peça publicitária, além de dicas sobre conteúdo audiovisual e textos que você pode incrementar na peça.

Além disso, antes de enviar a publicação para o feed, a IA do TikTok sugere descrições e, como mencionado, algumas hashtags com base no conteúdo e no que está “bombando” na rede social de vídeos curtas.

Aliás, vale ressaltar que a integração também possibilita aos criadores e empresas programem e fazerem posts no TikTok direto do Adobe Express, dispensando “malabarismo” de aplicativos.

Empresas empolgadas com complemento

De acordo com as duas companhias, o objetivo é ajudar as pessoas a produzirem conteúdo de forma rápida e eficaz, o que também facilitaria o compartilhamento do material por conta da integração entre as plataformas.

“Estamos entusiasmados em integrar o Creative Assistant ao Adobe Express e ajudar as empresas a criar campanhas inovadoras no TikTok de maneira integrada na plataforma que conhecem e amam”, disse a chefe global de marketing do TikTok, Sofia Hernadez, em um comunicado.

A executiva ainda afirma que “ter a capacidade de idealizar, criar e publicar tudo dentro do Express permite ainda que empresas de todos os tamanhos criem para a rede social em grande escala”.

A vice-presidente de estratégia de marketing e comunicações da Adobe, Stacy Martinet, por sua vez, exalta o fato de esse tipo de integração ser inédita e o Adobe Express estar à frente dessa que pode ser uma tendência até mesmo para a concorrência.

“Vemos um enorme valor em sermos os primeiros a colaborar com o assistente criativo do TikTok, reunindo nossas ferramentas criativas exclusivas e seu amplo conhecimento de um público e plataforma global altamente engajado, para ajudar a criar conteúdo que agregue valor comercial real para nossos clientes”, disse a executiva.

Mudança para o bem ou para o mal?

É quase certo que o Creative Assistant vai ajudar muita gente a produzir conteúdos do zero via Adobe Express e compartilhá-los no TikTok. Essa mão amiga parece visar, sobretudo, aquele público que tem pouca afinidade com técnicas de edição e não faz a mínima ideia de como dar o primeiro passo no desenvolvimento de materiais voltados para a rede social.

Por outro lado, é possível especular que a tecnologia possa acabar limitando o potencial criativo dos usuários, gerando conteúdos repetitivos e sem a inventividade que somente a mente humana é capaz de dar vida — sem contar os fins maliciosos, que podem alçar novos patamares com eventuais brechas nesse tipo de integração.

Mas, como dito anteriormente, é tudo especulação, e somente o futuro mostrará como esse tipo de tecnologia vai influenciar no modo de gerar vídeos no TikTok. Sem contar a possível influência em concorrentes caso a moda pegue.

Já disponível

O Creative Assistant integrado ao Adobe Express já está disponível na seção de complementos, onde deve ser baixado para rodar no editor de designs. Por ora, a IA está disponível somente em inglês, mas pode ser que ganhe uma versão traduzida em português no futuro.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas