Pornhub
Um grupo de hackers afirmou ter roubado dados de clientes premium do site pornográfico Pornhub e ameaçou divulgar as informações caso não receba pagamento de resgate em criptomoeda.
O grupo, conhecido como ShinyHunters, disse que está exigindo um pagamento em Bitcoin para impedir a publicação dos dados e apagá-los. Segundo os hackers, as informações seriam de usuários do serviço premium da plataforma.
De acordo com a agência de notícias Reuters, ainda não foi possível estabelecer a escala total ou os detalhes da violação. No entanto, uma amostra dos dados fornecida pelo grupo foi autenticada parcialmente.
Pelo menos três ex-clientes do Pornhub, dois no Canadá e um nos Estados Unidos confirmaram que os dados relacionados a eles eram autênticos, embora antigos. Eles falaram à Reuters sob condição de anonimato devido à sensibilidade do caso.
O ShinyHunters compartilhou informações que disse pertencer a 14 usuários do serviço premium do Pornhub.
Parte desses dados pôde ser comparada com informações divulgadas em vazamentos anteriores, e três pessoas confirmaram que, em algum momento, foram assinantes do serviço.
Não foi possível determinar como os hackers obtiveram os dados, e o grupo afirmou que não entraria em detalhes sobre a suposta invasão. O Pornhub e seus proprietários, a Ethical Capital Partners, não comentaram o caso à Reuters.
A notícia da suposta violação foi divulgada anteriormente pelo site especializado em cibersegurança Bleeping Computer.
O que diz o comunicado do Pornhub
Em comunicado aos usuários Premium, o Pornhub informou que identificou um incidente de cibersegurança envolvendo dados analíticos armazenados na Mixpanel, sem violação direta de seus sistemas.
Segundo a empresa, apenas alguns usuários foram impactados e não houve exposição de senhas, dados financeiros ou informações sensíveis.
A plataforma alertou para possíveis contatos diretos dos responsáveis pelo incidente e afirmou ter iniciado uma investigação. A Mixpanel confirmou um episódio de segurança em novembro, mas negou relação com os dados citados pelos hackers, ligação que é sustentada pelo grupo ShinyHunters.









