quinta-feira, 25 de julho de 2024
Campo Grande
25°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

'Grande paralisação lunar': como assistir fenômeno nesta sexta (21)

Reprodução

Grande paralisação lunar

Nesta sexta-feira (21), ocorrerá um fenômeno lunar extremamente raro que acontece aproximadamente a cada duas décadas: “a grande paralisação lunar”.

Esse fenômeno, também conhecido como lunísticio, ocorre quando a Lua alcança sua posição mais alta no céu, dando a impressão de estar parada para as pessoas que habitam na Terra.

Como isso ocorre? Esse evento se dá quando as inclinações da Lua e da Terra atingem seu ponto máximo. Nessa configuração, a Lua nasce no ponto mais ao nordeste do horizonte e se põe na posição mais a noroeste. Isso resulta em um período mais longo de permanência da Lua no céu.

O fenômeno só acontece a cada 18 anos e seis meses e terá início nesta sexta-feira (21), que será o melhor dia para observação, pois coincidirá com a Lua Cheia.

No Brasil, não será possível visualizar o fenômeno diretamente, mas haverá uma transmissão ao vivo da grande paralisação a partir de Stonehenge, o famoso monumento de pedras no Reino Unido.

A exibição a partir de Stonehenge se deve à conexão entre a arquitetura do monumento e os corpos celestes. De acordo com a empresa que administra o local, a English Heritage, acredita-se que a construção foi influenciada por uma grande paralisação lunar, pois alguns dos seus eixos se alinham com a posição da Lua durante o fenômeno.

A transmissão começará às 17h30 pelo horário de Brasília, no canal da English Heritage.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas