A Google
Play Store lançou um selo para identificar aplicativos oficiais de órgãos governamentais. A medida, verificada pelo Canaltech
, já está disponível em 14 países diferentes, incluindo o Brasil, e ajuda a evitar o download de apps maliciosos que tentam se passar por estes serviços.
O selo “Governo” pode ser encontrado na pesquisa da Play Store e na página dos aplicativos reconhecidos, posicionado ao lado da avaliação média. Ao tocar sobre o aviso, é possível ler a mensagem “O Google Play verificou que este app é afiliado a uma entidade governamental”
A novidade pode ser vista em ferramentas do governo federal do Brasil e em outros órgãos vinculados a governos estaduais. Alguns exemplos na esfera nacional incluem Gov.br, Meu INSS, Cadastro Único e Celular Seguro, e também é possível encontrá-lo em apps do Detran de diferentes estados.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Na apuração
feita pelo Canaltech
, foi possível encontrar o selo disponível na versão 40.7.29-31 da Play Store, mas é provável que a atualização seja liberada via servidor para todos os usuários da loja de apps do Google.
Medida pode reduzir fraudes
A nova verificação de apps governamentais traz mais uma opção de segurança para garantir que as pessoas baixem ferramentas legítimas e não caiam em golpes. Criminosos costumam publicar apps fakes que usam os nomes de serviços do governo para a extração de dados ou até fraudes financeiras.
Vale lembrar que a loja recebeu diversos aplicativos falsos sobre o Auxílio Emergencial
em 2021, mas os casos não param por aí. Em outro exemplo por fora da loja, até o Celular Seguro, cujo objetivo é proteger o aparelho em caso de roubo, já teve o nome usado em golpes com links falsos
.
A Play Store possui uma série de requisitos para publicar um aplicativo afiliado a órgãos governamentais e garantir a autenticidade das plataformas. Além de atuar diretamente com agências locais, o Google incentiva o uso de e-mails oficiais do governo e tem um conjunto de documentações que devem ser cumpridas pelos desenvolvedores.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: