Google Play Store muda posição da barra de busca por apps
Depois de realizar testes no fim de 2023, o Google
decidiu mudar a barra de busca da Play Store para a parte de baixo da tela, que agora fica como um ícone no centro entre a opção de Apps e de Ofertas. Dessa forma, a interface fica mais direta para o usuário, que pode encontrar as principais opções da plataforma em um mesmo local.
Pequena mudança
A partir do que é possível ver em imagens divulgadas pelo site 9to5Google, a mudança não é tão grande assim — e, vale ressaltar, ainda não foi liberada para todos. O topo da Play Store agora fica com um vazio no lugar do que era a barra de pesquisa, mas quando você toca no ícone de busca na parte debaixo, é aberto outro layout no qual a mesma barra volta para o topo.
Logo abaixo, há sugestões de itens para pesquisar na loja digital com os dizeres “Você pode gostar” e “Explore jogos”, que oferecem gêneros e palavras-chave distintas. É provável que com o passar do tempo, a pessoa receba indicações baseadas em suas pesquisas do dia a dia.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Outro ponto de curiosidade é que não é possível procurar por eBooks através do ícone de busca, exclusivo para aplicativos. Para quem desejar ir atrás de uma obra para ler na Play Livros, ainda é necessário tocar no ícone específico na barra inferior.
A novidade chega na atualização 40.1.19-31 da Play Store, mas pode demorar um pouco para ser liberada para todo mundo.
O Google não se posicionou sobre a mudança, mas é possível que a ideia seja deixar a interface mais coerente, com uma barra só (ao menos até você tocar no botão de busca). Sem contar que posicioná-lo na parte inferior também o torna mais acessível, pois deixa o recurso mais próximo dos dedos de quem acessa a plataforma.
Novidades na Play Store
O Google tem oferecido novidades interessantes em sua loja digital no Android. Uma delas surgiu no início de março, que agora permite o Pix como forma de pagamento
, algo muito aguardado pelos usuários. Para quem prefere ou não pode fazer uso de cartão de crédito e débito, poder pagar pelos apps na hora é muito mais conveniente.
Além disso, a Gigante de Buscas lançou uma nova função que utiliza IA para criar resumos e apontar as vantagens de um aplicativo
na plataforma. Isso promete facilitar na hora de decidir entre um programa e outro. Porém, vale lembrar que os updates não chegam para todos ao mesmo tempo, então é bom ter paciência.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: