O Google
Maps começou a testar um indicador para você encontrar entradas de restaurantes, cafeterias, lojas, centros comerciais e afins pelo mapa. Ainda limitada a uma pequena parcela de pessoas, o mecanismo auxilia a busca pelo acesso de edifícios grandes ou localizados em esquinas, por exemplo.
Google Maps aponta o acesso de prédios
A novidade surgiu na versão 11.17.0101 do aplicativo para Android, conforme relatado pelo site Android Police na segunda-feira (4). Com a funcionalidade, as molduras dos prédios em exibição no mapa ganham uma pequena seta verde para mostrar o caminho adequado para entrar no estabelecimento.
O apontador auxilia na navegação, especialmente em edifícios muito grandes ou de esquina. Por exemplo, se um hospital faz divisa com duas ruas com mãos distintas, você consegue verificar o local de acesso com antecedência para desembarcar do carro no lado correto e sem dar uma volta completa no quarteirão.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
O mesmo acontece em prédios comerciais grandes que ocupam várias vias, mas o acesso nem sempre está localizado no endereço exato do estabelecimento. Você também pode encontrar alternativas em pontos que têm mais de uma entrada, como shoppings e supermercados.
Por que isso é útil?
Se você já usou o Maps como guia para chegar a algum lugar que ainda não conhece, provavelmente já passou pela situação de não saber exatamente como entrar no local. Isso é especialmente problemático quando se trata de estabelecimentos muito grandes, como shoppings centers, praças ou estádios de futebol.
Com a novidade, o Maps deve facilitar e muito a vida de quem se guia através dele. Na hora de descer do carro de aplicativo ou mesmo de escolher a parada do ônibus para desembarque, você já sabe onde está a entrada e evita ter que caminhar “sem rumo” em busca da porta principal.
Disponibilidade limitada
Ainda não está claro se o indicador já está disponível em todos os países, incluindo o Brasil. O site relatou que encontrou a setinha verde em vários estabelecimentos da Alemanha e Estados Unidos, mas não em todos os locais visitados durante os testes.
Além disso, o sinalizador não é completamente preciso: em alguns endereços analisados, a setinha apontou para outras áreas do edifício no lugar da entrada.
Da mesma forma, o recurso ainda é restrito mesmo para quem está com o aplicativo atualizado. Em testes realizados pelo Canaltech
na versão 11.17.0101, a setinha verde não foi acionada em estabelecimentos do Brasil e de outros países.
Portanto, deve levar um tempo até o Google distribuir a atualização a todos os usuários definitivamente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: