sexta-feira, 24 de maio de 2024
Campo Grande
20°C

Rádio SOUCG

Google homenageia Dia das Mães com novo doodle

Léo Müller

Google homenageia Dia das Mães com novo doodle

A primeira celebração do Dia das Mães acorreu no Brasil no dia 12 de maio de 1918, exatamente 106 anos atrás, em Porto Alegre. E hoje (12), o Google
homenageia a figura materna com um desenho infantil mostrando uma mãe e uma criança lendo histórias no sofá.

A data foi trazida ao nosso país pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, e foi gradualmente se espalhando para outros estados nos anos seguintes. Só em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães em todo o território nacional, por solicitação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino.

Enquanto comemoramos o Dia das Mães no segundo domingo do mês, na Noruega, por exemplo, a data é no segundo domingo de fevereiro. Em todos os países de língua portuguesa, exceto o Brasil, as mães são lembradas no primeiro domingo de maio. Colômbia e França fazem o mesmo no último domingo de maio, e a Argentina prefere o terceiro domingo de outubro.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

O Dia das Mães é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo, mas geralmente ocorre entre março e maio. Sua origem é os Estados Unidos, a partir de uma iniciativa da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou, em 1858, um clube de mães trabalhadoras para concretização sobre a mortalidade infantil.

Quando Jarvis faleceu, em sua filha criou um memorial ao trabalho da mãe e fez campanha para que fosse instituído nos EUA o Dia das Mães. Uma data foi reconhecida de fato somente em 9 de maio de 1914, quando o feriado foi oficialmente declarado no país. Desde então, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas