IA do Google
rival do ChatGPT
, o Gemini será embutido em um painel lateral de Gmail, Drive, Docs, Planilhas e Apresentações. A ferramenta também passa a usar uma versão mais inteligente (Gemini 1.5 Pro) para resumir conteúdo dessas plataformas — a novidade foi anunciada nesta terça (14), durante o Google I/O 2024, e deve chegar a todos os usuários a partir de junho de 2024.
Gemini no painel lateral
O atalho do Gemini no painel lateral dos serviços Google está equipado com o Gemini 1.5 Pro
. O modelo é a versão mais recente da edição “Pro” da IA — conheça todas as versões do Gemini
—, lançado em fevereiro deste ano. Segundo o Google, o modelo tem uma janela maior de contexto e “pode usar como referência conjuntos de dados maiores”. A promessa aí é uma ação mais eficaz na hora de coletar mais eficaz a “investigação” da IA nos conteúdos guardados em suas contas.
Com a IA acessível do painel lateral, você poderá fazer coisas como:
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
- Resumir e-mails na sua caixa de entrada do Gmail;
- Resumir reuniões do Google Meet gravadas e disponíveis no Gmail ou no Drive;
- Encontrar informações específicas dentro de documentos presentes no Drive;
- Transformar planilhas e tabelas no Google Planilhas;
- Refazer slides no Google Apresentações para tornar a apresentação mais bonita.
Será possível pedir ajuda, apenas digitando no campo de texto da aba do Gemini, como se você fizesse a solicitação diretamente no app ou no site da IA do Google.
Em conversa com jornalistas antes do Google I/O 2024, o Google confirmou que esses conteúdos nos quais a IA vasculha a pedido dos usuários não serão usados para treinar o modelo de linguagem
da empresa.
Quando chega?
A função já estava disponível para participantes dos programas Workspace Labs e Workspace Alpha, mas sua oferta será ampliada. Segundo o Google, usuários pessoais e corporativos poderão usar a ferramenta no desktop a partir de junho via add-ons do Google Workspace e do plano Google One AI Premium.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: