Gboard para tablets ganha barra de ferramentas em teclados físicos
O Gboard adicionou um novo recurso para melhorar a compatibilidade com teclados físicos em tablets Android: agora, ao conectar um periférico, é possível ver uma barra de ferramentas flutuante na tela. De acordo com o site 9to5Google, a novidade começou a ser liberada para alguns dispositivos na versão 13.6 do teclado do Google.
A nova barra fica posicionada na parte inferior da tela, mas pode ser movida para qualquer canto da interface. A versão minimizada oferece acesso rápido aos emojis, menu de funções e um botão para expandi-la, além de disponibilizar as sugestões de correção automática enquanto o usuário digita.
O ícone de três barras dá acesso ao menu de ferramentas, com seções para as configurações, área de transferências, tradução e atalhos com teclas. Por padrão, o layout do teclado virtual não aparece na tela enquanto o modelo físico está conectado, mas também é possível habilitá-lo por lá.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Função pode ser desativada
A barra pode ser desligada manualmente nas configurações do Gboard. Nesse caso, basta acessar a aba de teclados físicos e selecionar a caixa “Show Toolbar” (“Mostrar barra de ferramentas”, em tradução livre).
A novidade melhora a experiência do uso de acessórios nos tablets Android: digitar em telas grandes pode ser uma tarefa um pouco mais desgastante do que repetir o processo pelo celular, então a presença de um teclado físico via Bluetooth ou cabo ajuda a proporcionar algo mais parecido com o uso de computadores.
Recentemente o Google
também adicionou o suporte para escrita à mão livre com canetas stylus — o sistema identifica a letra escrita e converte o conteúdo em texto rapidamente, ampliando as formas de conectividade de acessórios aos tablets.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: