O Galaxy S24
e o iPhone 15
são os smartphones compactos mais potentes à venda no Brasil. De um lado, um Android com muitos recursos de IA; do outro, um iPhone com USB-C. Quais são as diferenças entre eles e qual você deve comprar? Descubra neste comparativo!
Construção e design
-
Galaxy S24:
147 x 70,6 x 7,8 mm, ~ 167 g; -
iPhone 15:
147,6 x 71,6 x 7,8 mm, 171 g.
Os smartphones premium atuais não devem em nada na construção, então temos o mesmo corpo de vidro e metal nos dois aparelhos, além de resistência contra água e poeira (IP68).
Nenhum dos dois possui entrada para cartão de memória nem fones de ouvido (P2), então menos um ponto para ambos. Porém, tanto o S24 quanto o iPhone 15 têm porta USB-C, embora o modelo da Samsung
tenha uma versão mais atual (3.2 x 2.0).
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
O que muda, então, são os detalhes: o Galaxy S24 é mais compacto apesar de trazer uma tela maior, devido às bordas ao redor da tela serem mais finas. Além disso, a moldura mais reta proporciona uma pegada mais favorável no modelo da Samsung.
Com relação ao visual, a decisão é mais subjetiva do que técnica. Mas o que dá para destacar é a escolha do iPhone 15 em adotar o notch Dynamic Island — o qual, particularmente, acho bem feio —, enquanto o S24 vem com um visual já datado.
Tela e som
-
Galaxy S24:
6,2”, LTPO Dynamic AMOLED 2X, 120 Hz, HDR10+, 2.600 nits (máx.); -
iPhone 15:
6,1”, Super Retina XDR OLED, HDR10, Dolby Vision, 60 Hz, 2.000 nits (máx.).
Acredito que não tem discussão que a tela do Galaxy S24 é melhor que a do iPhone 15. O painel é mais eficiente ao permitir uma taxa de atualização variável conforme o conteúdo — por exemplo, em imagens da galeria, o aparelho desce a frequência da tela para 1 Hz para consumir menos energia; já em jogos, o celular atinge até 120 Hz.
Por outro lado, o iPhone 15 é o único smartphone top de linha atualmente a manter a taxa de atualização da tela fixada em 60 Hz — limitando os 120 Hz apenas aos modelos iPhone 15 Pro
e iPhone 15 Pro Max
.
A tela do Galaxy S24 também apresenta um nível de brilho mais alto em relação ao iPhone 15, e a diferença fica clara em ambientes ensolarados — o celular da Samsung exibe os conteúdos com mais nitidez que o rival.
Quanto à qualidade de imagem, porém, o celular da Apple
é tão bom quanto o da Samsung, com cores bem chamativas, contraste infinito e alta definição em todos os conteúdos. A única vantagem do iPhone nesse sentido é o suporte ao padrão Dolby Vision.
No som, dou o ponto para o iPhone 15, que se destaca pela maior profundidade nos graves, algo incomum em modelos compactos. Os alto-falantes do S24 são bons, mas puxam mais para os médios e agudos.
Ficha técnica e usabilidade
-
Galaxy S24:
Exynos 2400, 8 GB de RAM
, até 512 GB de armazenamento; -
iPhone 15:
Apple A16 Bionic, 6 GB de RAM, até 512 GB de armazenamento.
Ambos vão rodar tudo tranquilamente e sem engasgos como manda a cartilha. Nos nossos testes, no entanto, o Exynos 2400 do S24 esquentou um pouco mais em tarefas simples, como no aplicativo de câmera e no Instagram
, revelando uma possível falta de otimização do processador.
O A16 Bionic do iPhone 15 também não é perfeito, embora tenha melhorado com o tempo — nas primeiras semanas após o lançamento, o aparelho sofreu com superaquecimento.
Bom, se o desempenho dos dois aparelhos é bem semelhante, o que muda — e muito — é a experiência de uso. O S24 roda o Android 14 com One UI 6.1, enquanto o iPhone 15 usa o iOS 17. São sistemas completamente diferentes que dividem as opiniões dos usuários.
Para quem curte mais personalização e uma maior compatibilidade com diversos produtos, o Android é a melhor opção. O S24 pode mudar quase tudo da interface, além de trazer muitos recursos extras, como o pacote Galaxy AI com diversas ferramentas de inteligência artificial
, além do modo Samsung DeX.
Por outro lado, o iPhone 15 tem uma interface já conhecida da Maçã, mas as novidades da geração atual ficaram infelizmente de fora do modelo base, como o botão de ação, o modo Always On Display e os recursos de câmera mais avançados. Ou seja, o celular só chama atenção para quem já é familiarizado com o iOS.
Câmeras
-
Galaxy S24:
50 MP (principal) + 12 MP (ultrawide) + 10 MP (telefoto) + 10 MP (frontal); -
iPhone 15:
48 MP (principal) + 12 MP (ultrawide) + 12 MP (frontal).
O Galaxy S24 tem a vantagem de ter uma câmera telefoto de 10 MP, produzindo imagens com zoom óptico de 3x e até 30x de aproximação digitalmente — dá até para fotografar a Lua com uma boa qualidade.
Outro ponto no qual o celular da Samsung se sobressai em relação ao iPhone 15 é na gravação de vídeos, alcançando até 8K de resolução a 30 quadros por segundo ( fps
). No entanto, as filmagens em 4K a 30 fps são mais estáveis no smartphone da Maçã.
No geral, ambos fotografam com uma qualidade equivalente à categoria na qual estão inseridos. Porém, na última atualização do iPhone 15 notamos o foco um pouco falho em diversas situações de luz
, prejudicando boa parte dos registros. Espero que a Apple corrija isso num update futuro.
Já o Galaxy S24 não mostrou até o momento nenhum problema nas câmeras, exceto um aquecimento acima da média na região do módulo de câmeras quando o aplicativo está aberto.
Bateria e carregamento
Nos testes do Canaltech, simulando um cenário de uso real durante 6 horas, os dois aparelhos tiveram resultados bem semelhantes: 32% de consumo no Galaxy S24 e 31% no iPhone 15. Sendo assim, ambos devem ter uma estimativa de uso de cerca de 20 horas.
No entanto, vale ressaltar que sentimos o Galaxy S24 um pouco mais esquentadinho em tarefas simples, como Instagram e no aplicativo de câmeras, o que pode significar uma falta de otimização do chip Exynos 2400 e um possível desgaste maior de bateria no dia a dia.
Pode ser que o aparelho receba alguma atualização no futuro que corrija esse problema, da mesma forma que o iPhone 15 recebeu após o lançamento.
No carregamento, o Galaxy S24 suporta até 25 W de potência com fio, 15 W sem fio no padrão Qi e 4,5 W no modo reverso — nesse caso, ele empresta parte de sua bateria a outros dispositivos compatíveis.
Já o iPhone 15 suporta até 15 W de carregamento tanto no padrão Qi2 quanto no MagSafe. As duas soluções são mais atuais que o Qi presente no Galaxy S24. Ele também consegue carregar outros dispositivos a 4,5 W, mas apenas cabeado via USB-C.
Galaxy S24 x iPhone 15: qual é o melhor compacto?
Os dois smartphones devem agradar os públicos-alvo nos quais ambos miram. O iPhone 15 é a porta de entrada da nova geração para quem é familiarizado com a Apple, enquanto o Galaxy S24 é um top de linha Android, podendo agradar mais pessoas.
É muito difícil misturar os dois públicos por conta das experiências de software
completamente diferentes, então, se tivermos que analisar somente o que os dois entregam, o Galaxy S24 é um celular mais completo que o iPhone 15.
O lançamento da Samsung tem uma tela mais fluida, com menos bordas e de maior qualidade, uma câmera a mais, e mais recursos de sistema que podem ser úteis no dia a dia, como o modo DeX e o Galaxy AI. E tudo isso cobrando quase a mesmo coisa que o iPhone 15, na faixa dos R$ 5.000.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: