quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Firefox 124 melhora a acessibilidade no leitor de PDFs

André Lourenti Magalhães

Firefox 124 melhora a acessibilidade no leitor de PDFs

A Mozilla
lançou nesta terça-feira (19) a versão 124 do navegador Firefox para Linux, macOS e Windows. A atualização traz melhorias pontuais para a leitura de arquivos em PDF e otimiza a performance do app na barra de tarefas do Windows.

O que muda no Firefox 124

Seguindo o padrão dos updates recentes
, o novo Firefox não traz tantas novidades e foca em correções de segurança no app. O novo recurso de maior destaque é a chegada da navegação pelo teclado ao visualizador de PDFs — essa ferramenta de acessibilidade permite controlar as páginas e selecionar textos apenas com comandos nas teclas, sem a necessidade de um mouse.

A ferramenta já estava disponível nas páginas da web e agora amplia a cobertura ao leitor de documentos. Para usá-la, basta ativar a opção “Sempre usar as teclas de cursor para navegar dentro das páginas”, abrir um PDF e pressionar F7.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Nas demais novidades, a janela Firefox View ganhou filtros para abrir abas pela ordem de exibição ou pela atividade recente, enquanto a versão para Windows otimizou a janela suspensa do Firefox na barra de tarefas. Por fim, o app para macOS ganhou suporte à API
de tela cheia para todas as janelas no sistema operacional
.

Atualize o navegador

A atualização pode ser baixada no PC pelo seguinte caminho:

  1. Abra o Firefox;
  2. Acesse o menu lateral;
  3. Selecione “Ajuda”;
  4. Clique em “Sobre o Firefox”;
  5. Baixe a nova versão.

Enquanto baixa o update, você pode aproveitar para conferir a posição do Firefox na lista de navegadores mais usados no Brasil
e no mundo
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas