quinta-feira, 25 de julho de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Figma desativa ferramenta de IA após acusação de copiar a Apple

Guilherme Haas

Figma desativa ferramenta de IA após acusação de copiar a Apple

A Figma suspendeu temporariamente sua nova ferramenta de design com IA, Make Design, após acusações de que estava duplicando designs do aplicativo de clima da Apple
. A controvérsia chamou atenção após o fundador da NotBoring Software, Andy Allen, publicar na rede social X comparativos dos resultados da ferramenta da Figma com designs de aplicativos existentes.

Segundo Allen, o Make Design gerou propostas similares ao app de clima da Apple ao solicitar, em três tentativas, um design para um “aplicativo de previsão do tempo” na ferramenta.

O que diz a Figma

Em resposta às acusações de Allen, o CEO da Figma, Dylan Field, negou as alegações e afirmou que “o Make Design não foi treinado com conteúdo da Figma, arquivos da comunidade ou designs de aplicativos específicos”.


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Sobre os experimentos de Allen com resultados similares com três prompts diferentes, Field reconheceu que o erro decorreu da “baixa variabilidade dos modelos de linguagem e sistemas de design comissionados”.

Frente a esse problema, a Figma optou pela desativação temporária da ferramenta até que a empresa possa garantir a originalidade de seus resultados.

O que o Make Design faz

Apresentado na recente conferência Config da Figma, o Make Design promete facilitar a elaboração de design de interfaces de usuário (UI) ao gerar layouts e componentes a partir de prompts de texto.

No entanto, o incidente relatado por Andy Allen lançou dúvidas sobre a confiabilidade da ferramenta e preocupações sobre a potencial replicação de designs de aplicativos existentes. O caso pode estar relacionado a questões mais sérias sobre o treinamento dos modelos de IA com base em conteúdos de terceiros — e a falta de garantia de que os resultados gerados sejam originais e livre de violações de propriedade intelectual.

A Figma ainda não definiu uma previsão para o retorno da ferramenta Make Design.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas