William Anders, ex-astronauta da Apollo 8 e responsável por capturar a histórica série de fotos do planeta Terra nascendo por trás da Lua em 1968, morreu na última sexta-feira (8) aos 90 anos quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas do arquipélago das Ilhas San Juan, no estado de Washington, Estados Unidos.
“A família está devastada”, disse o filho do astronauta, Greg Anders, à Associated Press
. “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele.”
Segundo a Associação Federal de Aviação dos EUA, apenas o piloto estava a bordo do avião Beech A45, que afundou após o acidente. O corpo do ex-astronauta foi recuperado horas depois. O acidente está sendo investigado.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Anders foi a primeira pessoa a tirar fotos coloridas da Terra vista do espaço durante a missão Apollo 8 em 1968.
Uma das fotografias mais icônicas do ex-astronauta é conhecida como “Earthrise” ou “Nascer da Terra”, que mostra o Planeta Azul surgindo de trás da Lua na imensidão do espaço sideral.
A imagem é considerada uma das mais importantes da história moderna da humanidade e mudou a forma com que o ser humano via a Terra, sendo creditada por desencadear o movimento ambientalista global por mostrar o planeta delicado e isolado flutuando na escuridão.
O administrador da NASA
, Bill Nelson, disse em publicação no X (antigo Twitter
) que “Will Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar. Ele viajou até o limite da Lua e ajudou todos nós a ver algo mais: nós mesmos.”
In 1968, during Apollo 8, Bill Anders offered to humanity among the deepest of gifts an astronaut can give. He traveled to the threshold of the Moon and helped all of us see something else: ourselves. He embodied the lessons and the purpose of exploration. We will miss him. [pic.twitter.com/wuCmfHpu3g](<http://pic.twitter.com/wuCmfHpu3g>)
— Bill Nelson (@SenBillNelson) June 8, 2024
A fotografia foi tirada quando a Apollo 8 estava na quarta órbita da Lua. Anders diz que mudou freneticamente do filme em preto e branco para o colorido.
“Meu Deus, olhe aquela imagem ali!” disse o astronauta. “Lá está a Terra surgindo. Uau, isso é lindo!”
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: