A mancha solar
AR3664 é, sem dúvidas, a mais famosa da última década, principalmente por ter sido responsável pela maior tempestade solar desde 2003
. Após completar uma rotação do Sol, o fenômeno provocou mais explosões solares e apagões de rádio no Brasil.
Na segunda-feira (27), a mancha AR3664, agora renomeada para AR3697, produziu uma erupção classificada como X2.8 que pode ter sido mais poderosa do que as estimativas. Após um breve período de calmaria, voltou a emitir uma explosão classe X1.4 (eventos da categoria X são os mais fortes da classificação oficial).
Essa erupção pode não ter sido tão intensa quanto a anterior, mas durou tempo o suficiente para arrancar uma nuvem de plasma da coroa, a camada superior da atmosfera solar. Em outras palavras, uma ejeção de massa coronal (CME) foi enviada ao espaço e pode atingir nosso planeta.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Nova tempestade solar
De acordo com as previsões da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que monitora o clima espacial, essa CME pode chegar à Terra e causar uma tempestade geomagnética nesta sexta-feira (31). Se a previsão estiver correta, a tempestade deve ser de intensidade moderada.
Por fim, a explosão X1.4 provocou um pulso de radiação ultravioleta extrema que bloqueou sinais de rádio de ondas curtas nas Américas, incluindo o Brasil. Os operadores podem ter perdido sinal em todas as frequências abaixo de 30 MHz durante 60 a 90 minutos após o início da explosão.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: