domingo, 19 de maio de 2024
Campo Grande
16°C

Rádio SOUCG

Enchentes no RS | Operadoras liberam internet móvel para ajudar na comunicação

Vinícius Moschen

Enchentes no RS | Operadoras liberam internet móvel para ajudar na comunicação

As três principais operadoras de internet móvel do Brasil estão fazendo ações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Como indicou o portal Tecnoblog, as companhias já oferecem pacotes extras de redes móveis para ajudar na comunicação entre pessoas que estejam sofrendo as consequências das fortes chuvas.

A Claro concedeu 5 GB extras de internet para clientes do plano Prezão, Claro Controle e Claro Flex, inclusive para clientes que não tenham créditos ou estejam inadimplentes. Os dados são válidos por sete dias no primeiro caso, e 30 dias nos dois últimos.

Por sua vez, a TIM
disponibiliza 10 GB extras de internet para clientes do pré e pós controle. A Vivo é outra empresa a liberar 10 GB para clientes do plano pré-pago que estejam nas regiões afetadas.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além da possibilidade de se comunicar com parentes e outras pessoas conhecidas que estejam em áreas afetadas por meio dos próprios planos, as operadoras passaram a atuar em regime de rede aberta no Rio Grande do Sul.

Na prática, isso significa que clientes de diversas operadoras podem pegar sinal de rede via antenas que, anteriormente, seriam destinadas apenas a clientes de determinada empresa — como cliente Claro usando rede da TIM, por exemplo. Neste caso, estão permitidas ligações para serviços de emergência, além do recebimento de mensagens SMS com alertas da Defesa Civil do RS.

Para aproveitar a rede aberta, é preciso ativar o roaming de dados dos smartphones. A função normalmente está acionada como padrão, mas pode ser acessada por meio do menu de configurações de redes móveis de cada celular
.

Além de permitir o uso de mais internet, as operadoras também realizam campanhas de arrecadação de fundos para auxiliar as famílias atingidas. Até o fechamento deste texto, a Fundação Telefônica Vivo já tinha coletado mais de R$ 62 mil reais, valor que será dobrado pela fundação.

Já a Claro abriu pontos de coletas em suas lojas, para arrecadar itens como roupas, itens de higiene pessoal, cobertores e mais. No total são 17 pontos participantes nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e Bento Gonçalves.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas