O emoji de triângulo vermelho apontado para baixo tem se tornado um símbolo da resistência palestina, sendo bastante usado por ativistas nas redes sociais. Nos últimos dias, o emoji se tornou inclusive alvo de uma disputa de narrativa entre Israel e Hamas.
O uso do triângulo vermelho começou com o próprio Hamas, que utiliza o símbolo em seus vídeos para apontar alvos, como tanques isralenses, sobretudo após Israel iniciar uma invasão por terra na Faixa de Gaza.
Nas redes sociais, ativistas da causa palestina passaram a usar o símbolo como forma de resistência e apoio à população na Faixa de Gaza. Além dos vídeos do Hamas, o triângulo vermelho também aparece na própria bandeira palestina.
Com a popularização do emoji, o porta-voz do exército de Israel divulgou um vídeo usando o triângulo vermelho para apontar alvos palestinos atacados por Israel. No vídeo, ele se dirige ao Hamas: “Nosso triângulo vermelho é mais forte que o seu”.
Nas redes sociais, apoiadores da causa palestina criticaram o vídeo, afirmando que não há honra alguma em apontar alvos civis, como escolas, hospitais e abrigos.