Um eclipse lunar
do tipo penumbral aconteceu na madrugada de segunda-feira (25). O fenômeno foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, no Rio Grande do Sul — e, por sorte, elas capturaram também a passagem de um meteoro.
Em um eclipse penumbral
, a Lua entra na sombra mais fraca projetada pela Terra, chamada de penumbra. Isso causa um escurecimento tão discreto em nosso satélite natural que, muitas vezes, é percebido só pelos observadores mais atentos ou com algum instrumento em mãos.
Este eclipse começou à 1h da madrugada e chegou ao auge às 4h13. O fenômeno foi visível em todo o país e seu fim não pôde ser observado, pois a Lua mergulhou sob o horizonte por volta das 6h.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Caso você tenha perdido o evento, não se preocupe. A equipe do Observatório Espacial Heller & Jung divulgou belas imagens capturadas da Lua escurecendo durante o eclipse.
Por volta das 00h13, as câmeras do Observatório registraram um meteoro brilhante na região central do estado. Os meteoros acontecem quando fragmentos de rochas espaciais entram na atmosfera da Terra
e são queimados, graças ao atrito com os gases.
Segundo a equipe, o objeto entrou na atmosfera à altitude de 96,5 km e durou 2,46 segundos. O meteoro registrado foi do tipo fireball (bola de fogo), nome dado àqueles mais luminosos que Vênus, o segundo objeto mais brilhante do céu noturno.
Os fireball
podem até parecer raros, mas de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), ocorrem todos os dias em todos os lugares do planeta.
Meteoro de alta magnitude é visto no céu do RS durante eclipse lunar na madrugada desta segunda-feira (25).
📽️Observatório Heller & Jung pic.twitter.com/3aUQa3Pe2j
— Jornal NH (@jornalnh) March 25, 2024
A maioria deles passa despercebida porque aparece durante o dia ou sobre regiões desabitadas, como os oceanos
. Além disso, mesmo que uma bola de fogo apareça na sua região, seria necessário observando o céu na direção certa, no momento certo, para conseguir vê-la.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: