sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Campo Grande
24°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Destaques da NASA: estrelas, Lua, Plutão e + nas fotos astronômicas da semana

Danielle Cassita

Destaques da NASA: estrelas, Lua, Plutão e nas fotos astronômicas da semana

Chegou a hora de conferir as fotos destacadas pela NASA
em seu site Astronomy Picture of the Day
nesta semana. Desta vez, você encontra imagens da Lua cheia nascendo no Chile e de um belo aglomerado estelar, cujas estrelas estão destruindo uma nuvem de gás e poeira.

Também apareceu por aqui uma foto que mostra Plutão em cores parecidas com aquelas que nossos olhos veriam — e, claro, muito mais.

Saiba mais sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria no fim desta publicação:


Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

1. Lua cheia

A primeira Lua cheia do ano brilhou nas fotos destacadas pela NASA nesta semana. Na imagem, nosso satélite natural aparece acompanhado das instalações do Observatório Las Campanas, lar dos telescópios Magellan.

No hemisfério norte, as Luas cheias costumam ter apelidos diferentes. É por isso que, por lá, a fase cheia de janeiro é conhecida como Lua Cheia do Lobo.

2. Cor de Plutão

Já se perguntou qual é a verdadeira cor de Plutão? Para descobrirmos, foi necessário receber as fotos da sonda New Horizons, que sobrevoou o planeta anão em 2015. Após o processamento digital, as fotos ficaram cor parecida com aquela que nossos olhos veriam.

Demorou três anos para todas as imagens serem transmitidas e processadas. Para conferir o resultado, é só acessar a galeria de fotos no fim desta matéria.

3. Aglomerado estelar das Plêiades

O aglomerado estelar das Plêiades chama a atenção por sua beleza. Mas, além do brilho das estrelas, há algo mais acontecendo ali: a luz delas está destruindo de pouco a pouco uma nuvem de gás e poeira desavisada que está passando por lá nos últimos 100 mil anos.

É possível que a nuvem seja parte da Onda de Radcliffe. Trata-se de uma recém-descoberta estrutura de gás e poeira, que parece conectar regiões de formação estelar na Via Láctea.

📷 Leia mais: aglomerado estelar das Plêiades é a foto astronômica de segunda-feira (29)

4. Lander do Japão na Lua

O lander SLIM (Smart Lander for Investigating Moon), do Japão, chegou à Lua há quase duas semanas, mas uma falha em seu motor fez com que descesse de cabeça para baixo ao nosso satélite natural. Mesmo assim, ele cumpriu com sucesso sua demonstração de tecnologia.

Antes de tocar a Lua, o SLIM liberou dois rovers; um se desloca saltando, e o outro, usando rodas.

📷 Leia mais: lander do Japão na Lua é a foto astronômica de terça-feira (30)

5. Céu e a montanha Śnieżka

Em um único clique, o fotógrafo Marcin Ślipko registrou as estrelas do Cinturão de Órion, as Nebulosas de Órion e da Chama e até as estrelas das Plêiades. Os astros aparecem junto da paisagem gelada cercando a montanha Śnieżka, localizada na fronteira entre a Polônia e a República Tcheca.

📷 Leia mais: céu e a montanha Śnieżka são a foto astronômica de quarta-feira (31)

6. Galáxia NGC 1365

Outra foto traz a galáxia espiral barrada NGC 1365, uma verdadeira ilha no universo. Localizada a 60 milhões de anos-luz de nós, ela se estende por 200 mil anos-luz e é o membro dominante do aglomerado de galáxias de Fornax, a Fornalha.

A imagem da galáxia traz regiões intensas de formação de estrelas e seu núcleo brilhante, lar de um buraco negro supermassivo.

📷 Leia mais: galáxia NGC 1365 é a foto astronômica de quinta-feira (1º)

7. Estrelas e nebulosa

A seleção de fotos destacadas da semana chega ao fim com um registro da nebulosa de emissão IC 410 e do aglomerado estelar NGC 1893, registrados em meio a uma nuvem de poeira. Eles ficam a cerca de 10 mil anos-luz da Terra na direção da constelação de Auriga, o Cocheiro.

📷 Leia mais: estrela e nebulosa são a foto astronômica de sexta-feira (2)

Veja a galeria de fotos

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas