domingo, 22 de dezembro de 2024

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Destaques da NASA: cometa, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Danielle Cassita

Destaques da NASA: cometa, galáxias e nas fotos astronômicas da semana

Você já se perguntou como seria a aparência de uma galáxia vista na lateral? Se sim, saiba que é exatamente isso que mostra uma das fotos destacadas pela NASA
nesta semana em seu site Astronomy Picture of the Day.

Outros cliques fascinantes trazem uma galáxia espiral com todo seu esplendor, bem como o cometa 12P e suas duas caudas. Você vai encontrar também uma imagem de uma das luas de Saturno e até um vídeo que mostra em menos de 30 segundos como é a rotação da nossa Lua.

Saiba mais sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim desta matéria:


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

1. Lua de Saturno

Em meio às dezenas de luas de Saturno, está Helene, um mundo pequeno e frio. Esta é uma lua troiana, classificada assim porque orbita o planeta em um Ponto de Lagrange, uma região de estabilidade gravitacional entre o gigante gasoso e Dione, uma lua maior.

Você pode conferir a estrutura irregular desta lua na foto tridimensional na galeria no fim da matéria — mas, para ver o efeito 3D, vai precisar de óculos com uma lente vermelha e outra azul.

Rotação da Lua

As imagens capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, nos ofereceram uma visão da Lua bem diferente daquela que estamos acostumados. Daqui da Terra, vemos sempre a mesma face da Lua voltada para nós; já no vídeo abaixo, você confere a rotação do nosso satélite natural em apenas 24 segundos.

A grande cratera Mare Orientale é uma das primeiras formações que aparece na animação. Vale a pena observá-la, pois é difícil vê-la da Terra.

2. Galáxia NGC 2403

Agora, que tal conferir a beleza da galáxia espiral NGC 2403? Ela fica a 10 milhões de anos-luz da Terra na constelação Camelopardalis, a Girafa, e abriga várias regiões de formação estelar em seus braços.

Estes berçários estelares recebem a energia de estrelas quentes e massivas que, quando chegam ao fim dos seus ciclos, explodem em supernovas. A foto da galáxia capturou também estrelas da Via Láctea e nuvens de poeira interestelar.

📷 Leia mais: galáxia espiral NGC 2403 é a foto astronômica de segunda-feira (3)

3. Cometa Pons-Brooks

A imagem seguinte deste compilado mostra que o cometa 12P/Pons–Brooks agora tem duas caudas, cada uma apontando para uma direção. Uma delas é feita de íons e aponta para a direção oposta à do Sol; já a outra é de poeira.

Claro que várias estrelas também foram registradas na foto. Delas, a que mais se destaca é Alpha Leporis, a estrela mais brilhante da constelação de Lepus, a Lebre.

📷 Leia mais: cometa 12P/Pons–Brooks é a foto astronômica de terça-feira (4)

4. Rover Perseverance

A NASA trouxe também uma foto da sombra do rover Perseverance sobre a superfície rochosa de Marte. O clique foi feito pelas câmeras do robô enquanto explorava a região de Neretva Vallis.

O local é de grande interesse para os cientistas porque existem ali camadas rochosas antigas, capazes de ajudá-los a entender melhor como eram as condições do planeta no passado.

📷 Leia mais: rover Perseverance é a foto astronômica de quarta-feira (5)

5. Galáxia da Agulha

Outra galáxia apareceu neste compilado. Estamos falando de NGC 4565, galáxia que é vista na lateral em nossa perspectiva de observação e, por isso, parece ter estrutura fina e alongada. Ela recebeu o apelido — muito adequado, vale lembrar — Galáxia da Agulha.

Apesar disso, esta galáxia é do tipo espiral. Ela fica a cerca de 40 milhões de anos-luz da Terra e é um ótimo objeto para estudos comparativos entre galáxias.

📷 Leia mais: Galáxia da Agulha é a foto astronômica de quinta-feira (6)

6. Nebulosa da Cabeça do Golfinho

Chegamos ao fim dos destaques desta semana com uma bela foto da Nebulosa da Cabeça do Golfinho, uma bolha cósmica cujo formato lembra o da cabeça do mamífero. Ela ficana direção da constelação Canis Major, o Cão Maior.

Esta estrutura foi formada graças à estrela Wolf-Rayet ali. Seus ventos velozes removeram camadas da estrela, criando a nebulosa.

📷 Leia mais: Nebulosa da Cabeça do Golfinho é a foto astronômica de sexta-feira (7)

Clique e veja a galeria de fotos

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas