terça-feira, 21 de maio de 2024
Campo Grande
32°C

Rádio SOUCG

Destaque da NASA: várias nebulosas na foto astronômica do dia

Danielle Cassita

Destaque da NASA: várias nebulosas na foto astronômica do dia

Nebulosas diversas apareceram na foto destacada pela NASA
nesta terça-feira (30) no site Astronomy Picture of the Day
. Elas foram registradas pela equipe do coletivo Deep Sky, que flagraram o trio de nuvens de gás e poeira junto de algumas das estrelas que podem estar por trás da sua formação.

Apesar de a foto mostrar três nebulosas
, somente duas delas estão relacionadas ao sistema estelar GK Per. Também conhecido como Nova Persei 1901, o grupo de estrelas fica a 1.500 anos-luz da Terra.

Foi ali que aconteceu uma nova (um tipo de explosão estelar
), considerada a segunda mais próxima que conhecemos. No sistema, está uma estrela anã branca, que é o núcleo que sobrou após a explosão do astro que era parecido com o Sol.


Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Na foto, ela aparece cercada pela Nebulosa dos Fogos de Artifício, que pode ser encontrada facilmente graças ao seu formato circular. Ela é feita dos gases liberados pela explosão que ocorreu na superfície da anã branca e que foi visto em 1901.

Já o brilho avermelhado ao redor da nebulosa vem da atmosfera que cercava a estrela central ali. O gás foi liberado antes da nova acontecer, e agora formou uma nebulosa planetária difusa.

O que é uma nova?

As supernovas acontecem quando estrelas chegam ao fim dos seus ciclos e explodem. A luminosidade liberada é tanta que as supernovas podem ofuscar facilmente galáxias inteiras, liberando mais energia do que o Sol vai emitir em seu ciclo.

Já as novas são eventos astronômicos temporários, que fazem com que uma nova estrela pareça surgir no céu; após algumas semanas ou meses, ela desaparece. Elas acontecem quando as estrelas voltam a brilhar após alguns anos adormecidas.

A nova causada por GK Persei, por exemplo, brilhava tanto que poderia ser comparada às estrelas mais brilhantes do céu
. Em apenas dois dias, seu brilho aumentou 10 mil vezes.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas