Destaque da NASA: retorno de mancha solar perigosa é a imagem do dia
A grande mancha solar que produziu a maior tempestade geomagnética desde 2003
está de volta, e os cientistas estão atentos para acompanhá-la em detalhes nas próximas semanas. O foco nesse acontecimento é evidenciado pela escolha da NASA
em destacar imagens da mancha solar em seu site Astronomy Picture of the Day
(APOD) .
Responsável por auroras polares avermelhadas em várias regiões do planeta, a mancha solar (ou melhor, região de manchas solares
) AR3664 retornou ao lado visível do Sol. Isso significa que ela sobreviveu a mais de uma rotação completa de nossa estrela.
Quando foi observada pela primeira vez, a região não era muito grande, embora apresentasse uma complexidade magnética do tipo beta-gama-delta. Em outras palavras, já apresentava potencial de emitir explosões do tipo X, a mais poderosa da classificação usada pelos cientistas.
–
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
A NASA noticiou o retorno da mancha em seu site APOD, com imagens da sonda Solar Dynamics Observatory. O vídeo mostra que a AR3664 já emitiu uma nova erupção enquanto ainda estava surgindo na borda esquerda da estrela.
Com as medições da nova erupção da mancha solar, o evento recebeu classificação de X2.8. Embora esteja na categoria das explosões mais fortes, não é comparável às maiores erupções vistas nos últimos dias
. Por outro lado, isso não implica em segurança quando se trata de tempestades geomagnéticas.
Manchas solares atravessam o Sol durante pouco mais de uma semana, mas podem se desfazer antes de completar a volta. Resta aguardar e observar o comportamento da AR3664 nos próximos dias.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: