Destaque da NASA: IC 342, a Galáxia Oculta, é foto astronômica do dia
A galáxia IC 342 está na foto destacada pela NASA
nesta quarta-feira (22) no site Astronomy Picture of the Day
. Ela fica a cerca de 10 bilhões de anos-luz da Terra na constelação Camelopardalis, a Girafa, mas é difícil vê-la com clareza porque as estrelas, gás e poeira do plano da Via Láctea bloqueiam a nossa visão.
Felizmente, a foto abaixo mostra todos os detalhes da galáxia e da sua estrutura. Na imagem, a IC 342 aparece com cor avermelhada por causa da luz dispersa nas partículas de poeira nas nuvens cósmicas.
Confira:
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
A foto destaca a IC 342 e seus detalhes, como aglomerados estelares jovens e regiões de formação de estrelas
. Tais regiões aparecem dispersas por seus braços, se afastando do núcleo da galáxia.
Além de ter passado por uma recente explosão de formação de estrelas, a IC 342 está tão próxima que sua gravidade pode ter influenciado a evolução do Grupo Local de galáxias e até da Via Láctea.
Galáxia IC 342
Esta galáxia também é chamada de Caldwell 5 — ou, se preferir, pode se referir a ela pelo apelido “Galáxia Oculta”, escolhido devido à poeira e gases que a ocultam da nossa visão. A IC 342 está próxima da Via Láctea
em termos astronômicos e é do tipo espiral.
“É difícil estudar nossa própria galáxia porque estamos nela, e só a vemos na lateral”, explica Leslie Hunt, cientista do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália. “Então, ao estudar galáxias como a IC 342, podemos aprender muito sobre aquelas como a nossa”, finalizou.
Esta galáxia foi um dos objetos registrados nas primeiras fotos coloridas do telescópio Euclid
, da Agência Espacial Europeia. Os instrumentos do novo observatório capturaram a estrutura completa da IC 342, revelando suas estrelas e aglomerados estelares individuais. Além da beleza, a imagem vai ajudar os cientistas a entender melhor a evolução galáctica e a formação estelar.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: