Se você já observou a Lua em uma noite nublada, talvez já tenha observado cores vibrantes ao redor do satélite natural da Terra. Esse efeito, conhecido como halo lunar
, foi explorado por um fotógrafo para criar a imagem escolhida pela NASA
para o Astronomy Picture of the Day nesta quinta-feira (30).
O que é um halo lunar?
Um halo lunar é criado pela difração das partículas de luz em gotículas de água presentes na atmosfera. Quando isso ocorre, a propagação da luz é alterada devido aos diferentes comprimentos de onda das cores que compõem a luz branca.
O fenômeno dos halos lunares é um dos poucos efeitos de cor quântica que podem ser facilmente observados a olho nu, mas também ocorre algo semelhante em halos solares
. Essas são mais difíceis de observar devido ao brilho de nossa estrela, que pode cegar nossos olhos.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Na imagem abaixo, o cenário é Paris, França, com o efeito de corona lunar nas cores do arco-íris contrastando com as luzes artificiais amarelas da icônica Torre Eiffel. A composição habilidosa do fotógrafo Valter Binotto manteve a imagem equilibrada sem que os elementos disputem a atenção do nosso olhar.
Se você quiser observar um halo lunar pessoalmente, fique atento às noites nubladas ou com nuvens fragmentadas que não conseguem esconder a Lua. Nessas ocasiões, há boas chances das gotículas de água fazerem seu trabalho de criar as cores do arco-íris ao redor do disco lunar.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: