Para os astrofotógrafos, a Via Láctea é sempre um convite à criação de belíssimas composições com cenários da natureza terrestre. Esse é o caso da imagem selecionada pela NASA
nessa quarta-feira (29), em seu site Astronomy Picture of the Day
.
Nas fotografias de grande angular, a nossa galáxia forma um arco gigante e colorido no céu noturno, oferecendo a oportunidade de formar composições com o ambiente em solo. Na imagem abaixo, Marcin Rosadziński formou uma poética “escada para a Via Láctea”.
Há outros elementos no céu registrados pelo clique talentoso de Rosadzińskibem. Um deles é o airglow esverdeado à esquerda do topo montanhoso da escada. Também conhecido como luminescência atmosférica, o airglow é a emissão fraca de luz na atmosfera terrestre.
–
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Outro componente, um pouco mais discreto, é a estrela Vega, a mais brilhante que podemos observar acima do arco galáctico, e quinta mais luminosa do céu noturno. Bem abaixo da Via Láctea, está a estrela Altair, a 12ª mais brilhante no céu noturno.
Por fim, as nuvens amarelas do pôr-do-Sol dão ainda mais contraste à imagem.
Essa foto foi tirada em abril, na Ilha da Madeira, parte de um arquipélago de Portugal composto por 4 ilhas situadas perto da costa noroeste da África. Como a foto sugere, a região é um ponto turístico do país.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: