quinta-feira, 20 de junho de 2024
Campo Grande
19°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Cristais mostram que a Terra tinha chuva e água doce há 4 bi de anos

Nathan Vieira

Cristais mostram que a Terra tinha chuva e água doce há 4 bi de anos

Há aproximadamente 4 bilhões de anos, já havia oceano e chuvas no que chamamos de Terra primitiva
. A descoberta foi possível pela análise de cristais de zircão — os mais antigos do mundo — que mostraram evidências de exposição a água doce e salgada durante a sua formação. Os detalhes dessa observação estão na Nature Geoscience
.

O tipo de oxigênio dentro desses cristais pode revelar a natureza da água em que se formaram, e a equipe da Curtin University (Austrália) se dedicou a descobrir o tipo de água (se era doce, salgada, etc).

Mas a maioria desses cristais é formada dentro da Terra, sem qualquer exposição à água. Apenas uma pequena proporção indicou informações consistentes com a formação na água da chuva.


Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Os cristais em questão foram coletados de uma região chamada Jack Hills. Basicamente, uma cadeia de colinas no centro-oeste da Austrália Ocidental. Atualmente, é uma região rochosa e seca, mas os pesquisadores contam que, no início da Terra, a maior parte se formava sob os oceanos, enquanto algumas tinham lagos.

Até então, o registo geológico mais antigo de um ciclo da água era de 3,2 bilhões de anos. Os geólogos estavam confiantes de que o ciclo começou bem antes disso, mas ainda não sabiam quanto tempo antes.

Origem da vida

Agora, os pesquisadores acreditam que a interação generalizada entre a água doce e a crosta continental emergente na Terra primitiva pode ter sido a chave para o surgimento da vida
, mas ainda não se sabe com exatidão quando o ciclo hidrológico começou.

“O surgimento da crosta continental, a presença de água doce e o início do ciclo hidrológico provavelmente facilitaram o desenvolvimento dos nichos ambientais necessários à vida menos de 600 milhões de anos após a formação da Terra”, diz o estudo.

Terra primitiva

A Terra primitiva diz respeito ao estado inicial do planeta, logo após sua formação. O período é conhecido como Hadeano, e consiste em um ambiente muito diferente do que conhecemos hoje.

Mas ainda é um quebra-cabeça montado aos poucos pela literatura científica. Com o tempo, os pesquisadores trouxeram teorias sobre a origem da água na Terra
ou sobre a Terra submersa quando a vida surgiu
.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas