Robô Troy foi destaque pela Mocidade Independente de Padre Miguel, no Sambódromo da Sapucaí
O robô Troy mais uma vez provou que é brasileiro! Após ser flagrado andando pela orla da praia de Niterói, no Rio de Janeiro, no dia 12 de janeiro, junto com um cão robótico, o robô humanóide caiu no samba e foi destaque na Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. O desfile, que trouxe o enredo “Voltando para o futuro – Não há limites para sonhar”, aconteceu na noite desta terça-feira (4), no Sambódromo da Sapucaí.
Com uma abertura surpreendente, a escola de samba impressionou o público ao mostrar o avanço da tecnologia. Foram utilizados cinco painéis de LED que exibiram mensagens e formaram um grande paredão tecnológico. Em seguida, surgiu um robô imponente simbolizando o controle do homem sobre a máquina. O momento mais marcante foi quando o robô Troy e dois cães robóticos entraram em cena, representando a independência das máquinas em relação ao ser humano.
Robô Troy foi o elemento surpresa no desfile da Escola de Samba
A reportagem do Portal iG conversou com Douglas Arraes, sócio-diretor da Futuremedia, empresa responsável pelo robô. Ele confirmou que, após a repercussão do vídeo de Troy em Niterói, integrantes da escola de samba entraram em contato para que o robô humanóide participasse da abertura. “Assim que o vídeo viralizou, eles procuraram a compra dos cães robóticos e o aluguel do robô Troy. Nós o levamos para participar dos ensaios e mantivemos sigilo sobre sua participação no desfile de ontem”, revelou Douglas.
O iG também conversou com Márcio Melo, CEO da Futuremedia e responsável por levar Troy até a Sapucaí. Ele explicou que o plano inicial era fazer o robô surgir de trás de uma estrutura, mas ajustes foram necessários. “Isso estava interferindo no sistema do robô, então, por segurança, decidimos que ele andaria pela avenida de forma oculta, coberta por aquele pano preto. No momento certo, ele apareceu por trás dos painéis, surpreendendo a todos”, disse Márcio.
Márcio também nos contou que o sigilo foi até o último segundo. Nem os integrantes nem parte da diretoria sabiam sobre eles. Os ensaios eram feitos de portas fechadas e, desde sua chegada ao Brasil, em janeiro deste ano, ele tem sido sempre um elemento surpresa nos eventos em que é contratado.
Sobre a sensação de participar do desfile na Sapucaí pela primeira vez, Márcio comparou a experiência: “A sensação é como ir ao Maracanã pela primeira vez”.
A Mocidade Independente de Padre Miguel conquistou o prêmio Estandarte de Ouro de Melhor Comissão de Frente no Carnaval do Rio de 2025.
A reportagem do iG entrou em contato com a Escola de Samba, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. A matéria poderá ser atualizada a qualquer momento.