Em abril, a ASUS
já havia mostrado o conceito do Mjolnir, seu novo nobreak gamer no formato do martelo do Thor
— sim, o da mitologia e dos quadrinhos. Agora, uma versão funcional estava exposta na Computex 2024
— e o Canaltech
a viu de pertinho. Com projeto inusitado, o Mjolnir tem bateria interna de 768 Wh, uma série de portas de alimentação (padrão EUA), saídas USB com carga rápida de 60 W e 100 W e até uma lanterna com carregamento sem fio disfarçada de cabo.
Isso significa que, infelizmente, não é possível utilizar essa cabo para segurar e transportar o Mjolnir, servindo apenas como um toque estético divertido. Contudo, a lanterna pode ser extremamente útil em caso de falta de energia, já que estará sempre carregada.
Em termos práticos, ainda se trata de um nobreak
, mas bem mais poderoso que muitos modelos convencionais. Para fins de comparação, um nobreak senoidal
com 1500 VA de potência nominal
costuma ter duas a três células de bateria de aproximadamente 84 Wh (ou 12VDC e 7 Ah), entregando entre 190 Wh e 270 Wh ao todo.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Muito poder e carregamento solar
Sendo assim, o modelo gamer da ASUS
traz uma bateria entre 3x a 4x maior. Com isso, o Mjolnir segura um setup gamer poderoso, com uma RTX 4080
, por exemplo, por cerca de 1h, enquanto os nobreaks padrão aguentariam apenas alguns minutos, tempo suficiente apenas para desligar o sistema sem causar danos pela oscilação de tensão.
Além disso, a ASUS afirmou que o Mjolnir é compatível com carregamento em ambientes externos via painel solar, mas não ainda não foi divulgado se o assessório acompanha o nobreak, ou se será adquirido separadamente. De qualquer forma, ele irá permitir a autonomia para quem quiser realizar uma lan party
com notebooks gamer ao ar livre
, uma vez que o consumo desses aparelhos costuma ser bem menor que o de desktops.
A ASUS ainda não deu previsão de quando o Mjolnir vai começar a ser vendido, assim não temos nem data de lançamento, nem preço oficiais do aparelho.
O Canaltech
viajou à Taipé, Taiwan, para cobrir a Computex 2024 a convite da Taitra.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: