As orcas têm instaurado o medo entre os marinheiros, por um comportamento recente que consiste em derrubar e afundar embarcações. Um novo relatório da Internation Whaling Commission explica a razão por trás dessas ações. Pasme: elas só são brincalhonas assim mesmo. Diferente do que se pode pensar, não tem nada a ver com território ou agressividade por parte desses animais
.
A informação está presente no material desenvolvido por um comitê que inclui especialistas de renome mundial em áreas relacionadas a baleias, golfinhos e botos. A ideia é fornecer respaldo científico para decisões relacionadas à gestão e conservação desses animais.
Mais de 240 participantes contribuíram com o material, que aborda desde a poluição plástica e as alterações climáticas até as recentes (e temidas) interações entre orcas e embarcações.
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Nesses indesejados encontros, as orcas empurram o leme, afundando algumas embarcações e tornando outras inavegáveis.
Orcas atacam embarcações
Um dos casos mais recentes aconteceu no último mês de dezembro: em apenas 45 minutos, as orcas afundaram um iate na costa do Marrocos
. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e a tripulação conseguiu chegar à terra firme em segurança.
Os envolvidos pertencem a uma subpopulação de orcas chamadas de ibéricas, que conta com aproximadamente 40 indivíduos. é considerada criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Mas não é um caso isolado: esses animais têm feito estragos semelhantes na França, em Portugal e na Espanha.
Os biólogos, em parceria com funcionários governamentais e representantes da indústria marinha, divulgaram as suas descobertas sobre a razão pela qual um grupo específico de orcas Orcinus desenvolveu esta tendência.
Tudo resulta de uma combinação de tempo livre, curiosidade e vontade de se divertir. Essa subpopulação costuma se alimentar de peixes grandes, e na região onde habita, a população de atum aumentou drasticamente.
Resultado: as orcas passam menos tempo procurando por alimento, então ficou esse espaço na agenda. Para suprir o “tédio”, os animais desenvolveram um novo hobbie: afundar embarcações.
“Os membros do Comitê já estão empenhados em avaliar este comportamento único e desenvolver medidas de mitigação”, diz o anúncio da Internation Whaling Commission, a respeito desses ataques das orcas. Uma nova reunião sobre o assunto deve acontecer no próximo mês de setembro.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: