O novo padrão de redes sem-fio Wi-Fi 7 (IEEE 802.11be) traz uma série de inovações que podem fazer diferença real para a qualidade das redes domésticas. Uma das melhorias em potencial é a capacidade de consumir streaming
em altíssima resolução, sem depender de ter TVs e computadores conectados via cabos, graças, principalmente, ao 4K-QAM e Operação Multi-Link.
A pandemia da covid-19 acelerou a mudança de vários hábitos de consumo, contribuindo intensamente para a popularização das plataformas de streaming
. Mesmo com planos de fibra óptica, ainda é comum não conseguir aproveitar a qualidade de imagem oferecida pelos serviços.
Existem diversas razões para isso ocorrer, e até certo ponto isso pode, sim, ser culpa das provedoras de internet. Eles podem, eventualmente, moldar o tráfego de dados para limitar a banda consumida por alguns endereços. No entanto, na maioria esmagadora dos casos isso é resultado de uma rede doméstica mal otimizada e mal dimensionada.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Wi-Fi 7 melhorando a experiência dos streamings
É preciso lembrar que muitas tecnologias de redes, cabeada ou sem fio, precisam ser compatíveis nas duas pontas para um desempenho ideal. Isso significa que ao menos algumas das inovações do novo padrão não irão operar milagres em dispositivos antigos.
Por outro lado, certas novidades ainda podem otimizar muito alguns aspectos gerais das redes domésticas como um todo. Por si só, isso já justificaria o investimento inicial, mesmo antes de adquirir dispositivos com suporte nativo ao Wi-Fi 7.
MU-MIMO 16×16
O padrão Wi-Fi 5 introduziu a tecnologia MU-MIMO (Multi User – Multiple Input, Multiple Output)
. Originalmente, ela permite que até quatro usuários conectados à rede enviem e recebam informações simultaneamente, sem que o roteador precise interromper o fluxo de nenhum deles.
Assim como nas redes cabeadas, em que o número de dispositivos depende das portas disponíveis nos roteadores ou switches, as redes sem fio também têm limites de conexões. Teoricamente, redes Wi-Fi comportam até 253 clientes por ser este o limite de endereços de IP disponíveis.
Apesar de conseguir atribuir endereços para todos esses aparelhos, roteadores mais antigos, até Wi-Fi 4, só conseguem transmitir dados para um de cada vez. Ou seja, se em uma família de três pessoas, uma está assistindo séries via streaming, enquanto as outras jogam no laptop, e navegando em redes sociais, esses roteadores intercalam o envio de dados para cada aparelho.
Sendo assim, mesmo com um planos de internet de 500 MB, a transferência é interrompida cada vez que um novo cliente solicita uma informação. Por mais que este processo não reduza a velocidade teórica contratada, as interrupções constantes aumentam o tempo entre o pedido de informação e o envio pelo roteador — o chamado lag, ou latência.
Após o Wi-Fi 6
dobrar o número de conexões simultâneas para 8, o Wi-Fi 7 traz o MU-MIMO 16×16, que dobra novamente esse valor. Dessa forma, roteadores compatíveis com o novo padrão Wi-Fi 7 permitem que até 16 usuários utilizem a rede, sem que isso aumente a latência de nenhum deles.
O benefício do MU-MIMO
para gamers é evidente, pois reduz o lag nas partidas, mas isso também é uma vantagem para consumir streamings. O princípio básico desse tipo de conteúdo é que os dados do vídeo assistido são baixados sequencialmente conforme o filme ou série é transmitido.
Para isso, a plataforma envia constantemente solicitações para o servidor, requisitando que os próximos pacotes sejam enviados. O tamanho desses pacotes varia de acordo com o cache disponibilizado no aplicativo e também conforme a qualidade das imagens.
Se em uma rede sem tecnologia MU-MIMO uma dessas solicitações demora para ser enviada porque o roteador está ocupado com outra transmissão, o download do pacote também demora para iniciar, causando os travamentos.
Operação Multi-Link
Ainda pensando em estabelecer conexões mais estáveis, o Wi-Fi 7 implementa a tecnologia Multi-Link Operation (MLO), ou Operação em Múltiplos Links. Ela permite que cada aparelho se conecte a mais de uma frequência de operação, e consequentemente em mais de um canal de transmissão, ao mesmo tempo.
Um dos maiores benefícios do Wi-Fi 6 em relação às versões anteriores foi, além da presença de duas bandas de operação, de 2,4 GHz e 5 GHz, a capacidade de definir automaticamente a qual delas cada cliente iria se conectar. Essa funcionalidade de seleção automática permanece no Wi-Fi 7, que ainda conta com uma terceira frequência de 6 GHz.
Contudo, a principal vantagem nesse quesito é que dispositivos certificados para Wi-Fi 7 irão conseguir utilizar todas essas frequências simultaneamente. Cada uma delas tem limitações e vantagens, e o MLO permite compensar os pontos fracos de uma banda, se conectando às outras duas.
Até o Wi-Fi 6, conforme o sinal enviado aos smartphones ou smart TVs da rede ficava mais fraco, o próprio roteador desconectava o cliente daquele canal – ou frequência – e o reconecta a outro. Mesmo que esse gerenciamento seja rápido e automático, ele ainda gera uma pequena perda de dados no processo, causando interrupções rápidas de conexão.
O ganho imediato do Wi-Fi 7 é que a combinação do MLO com o MU-MIMO 16×16 torna praticamente impossível um aparelho ter sua conexão interrompida, seja por solicitações de pacotes de outros clientes da rede, seja por perda de sinal.
Atualmente, áreas residenciais e comerciais costumam ter uma grande quantidade de redes independentes. Este cenário torna bastante comum a interferência entre essas redes, e as novas tecnologias do Wi-Fi 7 também minimizam essa questão por meio do mesmo princípio. Sempre que um dos canais ou frequências tiver perda de qualidade por interferência, o dispositivo será transferido para um canal menos congestionado.
4K-QAM
Por fim, outra tecnologia exclusiva dos roteadores Wi-Fi 7 é o 4K-QAM, ou Modulação de Amplitude em Quadratura 4K. Como as redes sem fio utilizam ondas de rádio, os sinais digitais de dados precisam ser convertidos em sinais analógicos para a transmissão.
A tecnologia QAM é justamente o processo de transformar sinais digitais em analógicos, e vice-versa, nas duas pontas de uma conexão wireless. Para o usuário doméstico, este acaba sendo o maior gargalo para o consumo de conteúdos de streaming.
Mesmo que a smart TV ou o notebook estejam bem próximos ao roteador, o simples processo de transformar sinais digitais em analógicos, para decodificá-lo em seguida, gera latência. Tanto por isso, sempre que possível os usuários preferem conectar suas TVs à rede via cabo, uma vez que na transmissão cabeada o sinal digital é enviado sem necessidade de modulação.
O limite de dados por símbolo – ou pacote codificado – é de 10 bits em Wi-Fi 6 contra 12 bits em Wi-Fi 7, sendo possível enviar 20% mais dados em um mesmo símbolo transmitido. Com isto, mesmo com a latência gerada pela modulação em redes wireless, o Wi-Fi 7 consegue compensar este tempo a mais transmitindo pacotes maiores e com menos compressão.
Para um funcionamento ideal, as tecnologias 4K-QAM e MLO precisam estar presentes nas duas pontas da rede sem fio. Por essa razão, apenas instalar um roteador com o novo padrão não irá garantir que todos os usuários da rede consigam consumir streaming em 8K sem engasgos.
Em compensação, o MU-MIMO 16×16 atua exclusivamente no gerenciamento interno do roteador. Além disso, uma vantagem paralela da MLO é que o sistema de troca de canal e frequência em roteadores Wi-Fi 7 ficou mais rápido e eficiente, fazendo com que este processo seja quase imperceptível.
Um roteador que consegue transmitir dados para até 16 dispositivos simultaneamente, e com gestão eficiente de conexões, garante uma rede melhor dimensionada para o mundo onde todos os aparelhos dependem de internet. No mínimo, ele garante que pedir para sua assistente digital desligar a luz do quarto, não irá travar sua rankeada de LoL ou congelar sua série favorita.
🛒Compre roteadores com suporte a MU-MIMO com o melhor preço!
🛒Compre Smart TVs 8K com o melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: