Como escolher o carro mais seguro na hora da compra?
Design, motorização, consumo e espaço interno são alguns dos requisitos mais vistos pelos compradores na hora de escolher um carro. Entretanto, sobretudo no Brasil, muitas pessoas acabam negligenciando aquele que, talvez, é o fator mais importante — ou que deveria ser — para você, de fato, bater o martelo na hora da compra: a segurança.
Um carro mais seguro te proporciona não apenas aquela sensação mental de estar em um veículo mais protegido, mas também pode evitar incidentes fatais em casos de colisão acidental e outras situações que, infelizmente, são corriqueiras nas grandes cidades.
Com isso em mente, o Canaltech
listou 5 pontos de atenção para você escolher o carro mais seguro na hora da compra.
–
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
5. Plataformas mais modernas
A plataforma é a base de todo carro e nela estão inseridos os recursos de segurança estruturais, fundamentais para todos os veículos. Antes de comprar um carro, convém pesquisar se a plataforma em que aquele veículo está construído recebe aços de alta resistência e possui boa fama no mercado contra colisões.
Exemplos de plataformas seguras são a MQB, da Volkswagen e a CMP, da Stellantis (ex-PSA).
4. Problemas crônicos de segurança
Na pesquisa para a compra do seu futuro carro, é bom saber se ele possui histórico de falhas graves de projeto que possam comprometer a segurança dos ocupantes. É normal as montadoras corrigirem esses eventuais defeitos efetuando recalls, sendo assim verifique se os chassis e lotes desse veículo foram contemplados e se o antigo dono, para o caso de ser um modelo seminovo, fez os procedimentos corretos.
3. Pacotes de segurança e tecnologia
Antes um privilégio de carros da mais alta prateleira, o pacote ADAS
já aparece em modelos mais acessíveis dentro do mercado automotivo e é um diferencial na hora da compra. Ter assistentes de segurança ativa ajuda, e muito, a transformar um projeto em algo mais seguro e confiável.
Evidentemente, carros com o ADAS, mesmo que não sendo os modelos mais premium, custam muito mais do que opções sem esse sistema. Entretanto, se você puder investir mais, vale a pena ter à disposição recursos como o alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo
, entre outros.
Já no campo da tecnologia, observe se os modelos que te interessam podem receber os serviços de concierge e recuperação veicular, como o OnStar
, Hyundai Bluelink
e Fiat ConnectMe
. Esses módulos fazem uma varredura geral do seu automóvel e podem ser úteis em revisões, monitoramento do veículo em tempo real e, em alguns casos, até em sua recuperação pós-roubo.
2. Número de airbags
É importante verificar a quantidade de airbags que o carro do seu interesse possui. Atualmente, a lei já exige que os modelos saiam de fábrica no Brasil com as duas bolsas frontais, mas existem opções que acrescentam as laterais e as de cortina, além de veículos um pouco mais avançados que já trazem bolsas de teto, centro e joelho.
No Brasil, há carros que possuem quatro airbags, mas com bolsas que protegem não apenas a cabeça, mas o tronco do motorista e do passageiro, casos do VW Polo
e do Fiat Pulse
.
1. Testes do LatinNCap e demais órgãos
Os testes do LatinNCap
avaliam qual é o nível de segurança dos veículos contra colisões das mais variadas espécies. Para os carros produzidos no Brasil e na América Latina, trata-se do requisito mais respeitado, embora as próprias montadoras também realizem seus próprios testes e aferições.
As notas de segurança do LatinNCap vão de uma a cinco estrelas e consideram alguns requesitos para aplicar essa avaliação, como proteção para passageiro adulto, proteção para passageiro criança, proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e sistemas de assistência à segurança.
Carros como o Jeep Commander
, Toyota Corolla
e Volkswagen Taos
, todos produzidos e vendidos na América Latina, receberam cinco estrelas do LatinNCap. Há, no entanto, modelos com três estrelas, casos do Hyundai HB20
e VW Polo
.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: