O Instagram
agora permite que você use o recurso Close Friends (Amigos Próximos, em português) para posts convencionais e Reels no feed do seu perfil. Assim, somente um grupo seleto de amigos poderá visualizar o conteúdo.
A função já é característica dos Stories e das Notas, e agora ganha expansão nessas funções de forma gradual — tanto no Instagram para Android quanto em sua versão para iOS. Quando o conteúdo estiver no ar, é mostrado o tradicional selinho verde no canto, sinalizando que aquele vídeo ou aquela foto está disponível exclusivamente para um ciclo fechado de seguidores de alguém.
Vale destacar que, ao contrário dos Stories e das Notas, as publicações e os Reels não expiram e podem ser vistos quando alguém do seu círculo de amizades bem entender, então vale tomar algum cuidado na hora de usar o recurso inédito.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
No post de anúncio, o Instagram defendeu que a comunidade da rede social já usa o recurso para se ver livre de pressões e se conectar com pessoas importantes para elas. A publicação ainda destaca que o usuário terá mais controle sobre quem vê suas publicações e acesso a mais meios para ser autêntico na plataforma.
Como fazer posts e Reels usando Close Friends no Instagram
Antes de dar os primeiros passos para usar a novidade, é necessário verificar se o seu Instagram está atualizado com a versão mais recente disponibilizada na Play Store ou App Store. Caso a função já esteja disponível para você, basta fazer o seguinte:
- Na tela inicial, toque em “+” para iniciar uma publicação;
- Selecione “Publicação” ou Reels” e toque em “Avançar”;
- Faça as edições desejadas e toque em “Avançar”;
- Toque em “Público” e selecione “Amigos Próximos”;
- Conclua sua publicação.
Até o fechamento desta notícia, nada foi mencionado quanto à chegada do recurso nas versões web e desktop, mas é possível que o Closed Friends também chegue a essas plataformas futuramente.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: