sexta-feira, 19 de abril de 2024
Campo Grande
29°C

Rádio SOUCG

Clique Aqui | Meme explora recurso de acessibilidade no Twitter/X

Bruno De Blasi

Clique Aqui | Meme explora recurso de acessibilidade no Twitter/X

Imagens com uma seta apontada para a esquerda e a frase “Clique Aqui” viralizaram no X (ex- Twitter
). A intenção da brincadeira é levar o usuário ao botão “ALT”, que mostra a descrição da mídia para cegos, a fim de revelar uma mensagem oculta. Contudo, o meme se tornou alvo de críticas pois pode dificultar o acesso de pessoas com deficiência visual à rede social.

Imagens com a frase “Clique Aqui” viralizam no X

A brincadeira que explora o recurso de acessibilidade da rede social explodiu ao longo desta semana em páginas pessoais e de empresas. Ao publicar o meme, os perfis passaram a compartilhar brincadeiras na descrição alternativa, como aconteceu com as contas oficiais do time de futebol Fluminense e do canal CazéTV.

O mesmo aconteceu com páginas de memes e de outras pessoas que entraram na brincadeira. Até perfis de outros países, como o time espanhol Barcelona, participaram da trend com a frase em inglês: “Click here”.


CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Meme é alvo de críticas

A brincadeira, no entanto, tornou-se alvo de críticas na própria rede social, pois se aproveita de uma função de acessibilidade da plataforma e pode justamente atrapalhar a sua função principal. Confira os comentários a seguir:

Por que não usar o selo para brincadeira?

O selo ALT é extremamente importante para que cegos consigam ter acesso aos conteúdos publicados no X. Sem essa informação, caso o software
não tenha ferramentas de reconhecimento de imagens embutidas para fazer uma descrição automática, somente as publicações de texto podem ser acessadas por apps de acessibilidade sem falhas.

Ao utilizar a descrição visual para um meme ou qualquer outro tipo de brincadeira, esse comportamento corre o risco de atrapalhar o uso da rede social por cegos.

O que é o selo ALT?

O selo ALT no Twitter e em outras plataformas é uma descrição de imagem que ajuda a tornar as redes mais inclusivas. Esse recurso é responsável por mostrar um detalhamento geral do que está presente na foto, como as cores, pessoas inseridas, textos e muito mais.

No geral, softwares de acessibilidade utilizam o conteúdo desses elementos para ditar à pessoa cega o que tem na imagem. Por exemplo, se eu publico uma foto de uma praia no X e incluo uma informação no selo ALT, a seguinte descrição seria narrada: “Vista de uma praia com o sol de pondo, com nenhuma pessoa na areia e gaivotas sobrevoando o mar”.

Contudo, esse elemento não é exclusivo do X e de nenhuma outra rede social. Trata-se de uma ferramenta encontrada em várias plataformas da internet, computadores, celulares e afins. Assim, independente da deficiência visual, qualquer um consegue utilizar os serviços sem restrições e com respeito às respectivas necessidades de cada usuário.,

Existe um padrão para criar apps e sites acessíveis?

Sim. A Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT
) publicou, em 2022, normas técnicas para desenvolvedores prepararem plataformas digitais acessíveis
. O padrão é identificado pelo código NBR 17060 e tem como objetivo contribuir para que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) seja efetivamente cumprida.

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:



Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas