domingo, 21 de abril de 2024
Campo Grande
26°C

Rádio SOUCG

Chrome vai arquivar automaticamente abas sem uso no Android

Bruno De Blasi

Chrome vai arquivar automaticamente abas sem uso no Android

O Chrome para Android prepara uma nova ferramenta para melhorar a organização de abas. Na versão 125, a versão de testes Chrome Canary recebeu um recurso experimental chamado “Organizador de guias”, que arquiva ou até mesmo exclui as instâncias inativas do navegador.

A novidade deu as caras no Chrome Flags
, o portal de ferramentas em desenvolvimento e em fase de testes do navegador do Google
. Através dele, desenvolvedores e curiosos podem ativar as funcionalidades antes do lançamento geral, mesmo com as possíveis falhas por ser uma versão Beta.

Abas mais organizadas

O organizador de abas é identificado como “Android Tab Declutter” no Chrome Flags. Na descrição, a equipe do Chrome indica que a ferramenta ativa um “arquivamento automático e exclusão de abas inativas” a fim de evitar o empilhamento de páginas da web abandonadas.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Apesar de oferecer a ativação, não está claro como o organizador seria aplicado no dia a dia. A expectativa é de que a ferramenta faça sugestões para retirar as abas ou realize as ações com uma opção para reverter a exclusão ou arquivamento com poucos toques.

Também não há previsão de lançamento da ferramenta a todos os usuários do navegador. Contudo, caso queira testar — por sua conta e risco —, o organizador apareceu na versão 125.0.6384.0 do Chrome Canary para Android.

Google aprimora segurança no Chrome

Além de explorar novos caminhos para facilitar a navegação entre sites, o Google aprimorou a proteção do Chrome em meados de março. A atualização se concentra no modo de navegação segura, que agora verifica se o site é malicioso ou não em tempo real
.

“Se suspeitarmos que um site representa um risco para você ou seu dispositivo, você verá um aviso com mais informações”, disse o Google na época. “Ao verificar os sites em tempo real, esperamos bloquear 25% mais tentativas de phishing
.”

Leia a matéria no Canaltech
.

Trending no Canaltech:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas