Chrome vai abrir PDF no Android sem baixar o arquivo
Consumir PDF no Chrome talvez se torne uma tarefa mais fácil do que já é atualmente — sobretudo para usuários do navegador para Android. Isso porque o informante Leopeva64 revelou no X (antigo Twitter
) um “esqueleto” de uma função que permitiria abrir o documento sem a necessidade de baixá-lo, ou seja, o oposto do que é feito até então.
De acordo com a publicação, a pista está numa atualização do Chrome Canary, versão de testes do navegador voltada para desenvolvedores e entusiastas. A opção de abrir o PDF sem precisar baixar o arquivo poderia ser ativada a partir de alterações no código do app.
Veja abaixo o que seria uma primeira imagem do “PDF inline” para Chrome do Android:
–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
New flag in Chrome Canary for Android to open PDFs inline (it doesn’t seem to work yet): https://t.co/5gzPoEkVEQ
pic.twitter.com/y4YFVReEU0— Leopeva64 (@Leopeva64) February 13, 2024
Como se trata de um recurso que ainda não funciona, o informante não pôde mostrar a novidade em ação em seu post, mas se o Google
estiver de fato planejando fazer a implementação do recurso, é provável que novidades sejam divulgadas em breve.
Falando em novidade, abrir PDF sem download não é necessariamente algo novo, pois o app do Firefox para Android já conta com essa possibilidade há um bom tempo.
Baixou, abriu
Além da visualização de PDF dispensando download, Leopeva64 também revelou recentemente que o Chrome pode incorporar um recurso para abrir um arquivo em PDF automaticamente após o download. No entanto, essa ferramenta seria opcional e só poderia ser habilitada dentro das configurações do aplicativo.
As informações são escassas de detalhes, então resta ter paciência e aguardar para que mais novidades sejam reveladas ao longo das próximas semanas.
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: